Os minerais são caracterizados por serem inorgânicos, formarem-se pela cristalização, possuírem uma forma geométrica e química específica e serem classificados de acordo com a sua composição. Dentre essas classificações está justamente a de minerais não metálicos.
Os minerais não metálicos são aqueles que, como o nome já diz, não possuem metal em sua composição; porém, podem o possuir em pequenas quantidades. São naturais e encontrados em grandes quantidades na natureza, mas não são renováveis.
O seu uso é bem diverso, dependendo das suas propriedades físicas e químicas. Podem ser usados, por exemplo, na construção, cerâmica, plástico, papel, borracha, cosméticos, etc. Porém, a sua grande maioria é usada na construção civil,
No Brasil, os minerais não metálicos que são encontrados e explorados são: argila, basalto, cascalho, potássio, areia e sal marinho. A seguir, falaremos de três deles em mais detalhes.
Sal
O sal marinho é oriundo da evaporação da água do mar, sendo constituído basicamente por cloreto de sódio e usado como sal para cozinhar e também em produtos cosméticos.
No Brasil, a produção é comum e barata. As maiores salinas do país se concentram em Areia Branca, no Rio Grande do Norte
Potássio
Ele é encontrado de forma abundante na natureza, principalmente nas águas salgadas.
O potássio é um metal alcalino, sendo caracterizado por ser reatiavo com a água e outros elementos e facilmente oxidado pelo gás oxigênio. É muito usado no cultivo de hortaliças para o crescimento das plantas, sendo esse o seu principal uso.
Argila
Os minerais argilosos são sedimentos que medem cerca de 1/256 milímetros. São um grupo composto por 41 silicatos, principalmente de alumínio, ferro e magnésio. São formadas por meio de processos de intemperismo e erosão.
Cerca de 90% das argilas comuns são utilizadas na construção civil, na produção de agregados e materiais de construção. Os outros 10% possuem uma variação, sendo utilizados em: “absorventes, tintas, papel, borracha, descorantes e produtos químicos e farmacêuticos, sendo úteis ainda na indústria do petróleo e na agricultura. Essas argilas são chamadas de argilas especiais e, embora constituam apenas 10% do volume produzido, respondem por 70% do valor.” (BRANCO, 2014)
Você também pode gostar de ler:
Três problemas ambientais mais comuns em regiões litorâneas
Referências Bibliográficas
GOMES, Celso de Sousa Figueiredo. Mineral (Conceitos de). Revista de Ciência Elementar, v. 10, n. 2, 2022.
BRANCO, Pércio de Moraes. Minerais Argilosos. Serviço Geológico do Brasil – CPRM. Disponível em < http://www.cprm.gov.br/publique/SGB-Divulga/Canal-Escola/Minerais-Argilosos-1255.html> acessado em 08/11/2022 às 20h12