Entrevistas de emprego podem ser muito difíceis, mas não precisam ser. Se você se preparar adequadamente e se concentrar em causar uma boa impressão em seu empregador em potencial, você terá muito mais chances de conseguir o que quer com o processo.
5 dicas infalíveis para causar uma excelente impressão na sua próxima entrevista de emprego
A entrevista de emprego é a chance de provar que você é um bom candidato e impressionar os empregadores, por isso é importante ir preparado com conhecimento sobre a empresa e sua própria personalidade. Além disso, é a parte mais importante do processo de contratação.
É na entrevista de emprego que você irá demonstrar suas habilidades de comunicação e interpessoais, obter uma visão da cultura da empresa e determinar se você é ou não um bom candidato para o cargo. Aqui estão 5 dicas infalíveis para causar uma grande impressão em uma entrevista de emprego:
1. Vestir-se adequadamente
Vestir-se adequadamente é uma maneira de causar uma boa impressão em seus entrevistadores. Se você usar as roupas certas, isso mostra que você leva o trabalho a sério e está pronto para trabalhar duro. Também lhes mostra que você respeita o tempo deles fazendo um esforço para ficar bonito, mesmo que isso signifique gastar tempo extra para se preparar.
Se você se veste muito casualmente, ou se eles acham que sua roupa é inadequada para uma entrevista, isso pode fazê-los se sentirem desconfortáveis e pouco profissionais. Isto é especialmente verdade se houver outros candidatos na sala com você que estejam vestidos de forma mais profissional do que você.
2. Chegar no horário
Uma coisa que você tem que fazer quando estiver se preparando para sua entrevista de trabalho é ter certeza de que está no horário. Ou seja, chegar na hora certa é uma dica para causar uma boa impressão em uma entrevista de emprego. Ela mostra que você é confiável, responsável e pontual.
Chegar tarde não só é rude, como também pode dar a impressão de que você não tem respeito pelo tempo das outras pessoas. Além disso, é importante chegar cedo o suficiente para que você possa relaxar e aliviar a tensão antes do início da entrevista. Se você estiver atrasado, ligue com antecedência e avise-os entrevistadores.
3. Pesquisar sobre a vaga e a empresa
Pesquisar sobre o cargo e a empresa é uma dica para causar uma boa impressão em uma entrevista de trabalho. Quanto mais você souber sobre a empresa, mais preparado você estará para qualquer pergunta que o entrevistador fizer.
Se você souber sobre seus produtos, serviços ou objetivos, você poderá falar sobre eles com confiança em uma entrevista. Você também parecerá ser alguém que presta atenção aos detalhes e já fez algumas pesquisas antes de vir para uma entrevista.
Além disso, se houver alguma notícia relacionada à empresa, leia-a com antecedência para que você possa discuti-la durante sua entrevista. Isto mostra que você se preocupa com o que está acontecendo na indústria deles e quer acompanhá-los.
4. Falar com clareza e evitar expressões informais
Em uma entrevista de trabalho, não é segredo que sua aparência é importante, mas suas palavras também podem fazer ou quebrar a forma como você é percebido. Portanto, uma das coisas mais importantes que você pode fazer para causar uma boa impressão é falar claramente e evitar o uso de expressões informais como gírias, por exemplo.
Aqui estão algumas dicas para falar claramente e evitar expressões informais quando você estiver na cadeira quente:
- Fale devagar e claramente: Se você falar muito rápido ou murmurar, pode ser difícil para a pessoa que conduz a entrevista entender o que você está dizendo. E se eles não puderem compreender o que você está dizendo, é provável que não possam comentar o que você disse;
- Não use gírias ou coloquialismos: Seu entrevistador provavelmente ficará desconfortável com estas expressões informais e poderá pensar menos em você como resultado;
5. Fazer contato visual
Fazer contato visual em uma entrevista de trabalho é uma das coisas mais importantes que você pode fazer durante uma entrevista, porque mostra que você está engajado e interessado na conversa. Para fazer contato visual, olhe diretamente para os olhos de seu entrevistador quando ele lhe fizer uma pergunta, e não desvie o olhar até que eles o façam.
Isto pode parecer antinatural no início, mas se você a praticar antes do tempo, ela virá mais naturalmente durante a entrevista. O contato visual é importante, mas também é uma coisa complicada para se acertar. Não exagere ou pense demais!
Você também pode gostar de ler:
Entrevista de emprego em inglês: conheça as 25 perguntas mais frequentes!