A vida adulta por vezes pode ser bem difícil. São muitas as questões que podem trazer dúvidas sobre a vida adulta. Por exemplo, lidar com o emprego, contas que precisam ser pagas e o estresse do dia a dia.
5 dúvidas mais comuns sobre a vida adulta
É difícil saber que caminho você deve tomar quando tantas possibilidades diferentes estão disponíveis. Você pode questionar se você está ou não fazendo a coisa certa, se sua carreira escolhida vai ou não causar impacto no mundo e se as pessoas ao seu redor vão realmente apoiar seus sonhos ou simplesmente vê-los como inalcançáveis. Por isso, listamos abaixo, as 5 dúvidas mais comuns sobre a vida adulta e suas respectivas respostas:
5. como equilibrar as responsabilidades
Gerenciar todas as responsabilidades do cotidiano pode ser difícil. Conciliar emprego, amigos e família, e muitas outras coisas que exigem atenção contribui para o aumento da sobrecarga diária. No entanto, há maneiras de administrar as responsabilidades para que elas não interfiram umas com as outras ou sobrecarreguem.
Por isso, é importante dividir as tarefas em partes e fazer uma coisa de cada vez. Não tente fazer muita coisa de uma só vez, pois isso só vai levar ao esgotamento. Quando ficamos presos a uma tarefa e não conseguimos terminá-la, pedir ajuda é sempre uma boa opção.
4. Como ser feliz no emprego
A chave para ser feliz no trabalho é encontrar algo que você gosta de fazer, seja construindo websites, dando aulas ou qualquer outra coisa que lhe dê um sentido de propósito. Fazer algo adequado à nossa personalidade e aos nossos interesses é fundamental para alcançarmos a satisfação e o bem-estar no emprego.
3. como construir relacionamentos saudáveis
As relações nem sempre são fáceis, mas elas valem a pena! Para construir relacionamentos fortes e duradouros com as pessoas de sua vida, comece aprendendo como se comunicar de forma eficaz e honesta com elas. Além disso, seja assertivo e empático ao mesmo tempo, respeite os sentimentos e os limites dos outros, mas também certifique-se de que eles respeitem os seus.
Desta forma, você pode alcançar um nível saudável de intimidade sem comprometer suas próprias necessidades ou se sacrificar de qualquer forma. Lembre-se também que não há problema em dizer não. Se alguém lhe pedir algo que o deixe desconfortável ou infeliz, não há problema em não conseguir sempre (ou mesmo na maioria das vezes) o que deseja.
Não se sinta culpado por estabelecer limites em torno de quanto tempo e energia você dá. Eles são tão importantes quanto respeitar as necessidades das outras pessoas. Portanto, seja claro, honesto e respeitoso ao se comunicar com os outros. Se alguém o ofender de alguma forma, informe gentilmente como eles o afetaram sem ser excessivamente severo ou crítico.
Em vez disso, esteja aberto para abordar os problemas à medida que eles surgem, em vez de deixá-los apodrecer até que uma parte se sinta muito sobrecarregada pelas ações da outra.
2. como tomar decisões importantes
Uma das coisas mais difíceis de se fazer é tomar uma decisão. Mas há uma boa notícia: tomar decisões não tem que ser tão difícil. Você só precisa de algum planejamento antes do tempo, por exemplo.
Embora estabelecer um prazo para a tomada de decisões seja importante, você também precisa ter certeza de que o prazo seja realista. Se você se der muito pouco tempo, então o processo decisório será apressado e mais erros serão cometidos. Por outro lado, se você se der muito tempo, então nada será feito porque você não quer se apressar.
A razão pela qual os prazos funcionam é porque eles nos mantêm no caminho certo para que possamos ver o que conseguimos fazer em determinado momento. Desta forma, não há chance de ficar preso a apenas uma opção quando há opções potencialmente melhores.
Portanto, ao tomar uma decisão, faça a si mesmo estas perguntas:
- Qual é o quadro geral?
- Como isso vai mudar minha vida? Irá melhorar ou piorá-la?
- Como isto mudará minha experiência no trabalho ou na escola e em minhas relações com as pessoas – aquelas próximas a mim e aquelas que eu ainda não conheço?
- Posso lidar com as mudanças que surgirem com o resultado desta decisão?
1. como lidar com mudanças e incertezas
A vida nem sempre corre de acordo com o planejado. É muito comum, em algum momento da vida, lidarmos com mudanças e incertezas. Quando isso acontecer, uma das melhores maneiras de sentir-se mais no controle é estabelecer uma rotina. Uma rotina matinal pode ajudá-lo a acordar sentindo-se calmo e descansado, não importa quanto tempo você tenha antes do início do trabalho ou da escola.
O intervalo do almoço pode ser usado para meditar ou almoçar com os colegas de trabalho, por exemplo. Isto fará com que a mente não se detenha em coisas que não estão sob nosso controle. Ser flexível é uma das coisas mais importantes que podemos fazer quando lidamos com mudanças e incertezas. Portanto, esteja aberto a novas ideias, experimente coisas novas e não tenha medo de fazer perguntas.
Quanto mais flexível você for, mais fácil será para as outras pessoas trabalharem com você. Não tenha medo de dizer não ou sim quando confrontado com uma nova ideia ou situação que possa não se sentir confortável no início.
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