5 países que participaram da Copa do Mundo e que já NÃO EXISTEM mais!

Você sabia que há países que já participaram da Copa do Mundo FIFA e que simplesmente não existem mais? E não apenas seleções de pouca expressão: algumas delas tiveram ótimos desempenhos, chegando até mesmo à final mais de uma vez.

Nesta lista do Gestão Educacional, você vai conhecer 5 desses países — e um pouco de suas histórias. Confira!

5 – Zaire

O Zaire foi um país que existiu entre 27 de outubro de 1971 e 17 de maio de 1997 na África Central. Foi uma ditadura que começou com a tomada do poder por Mobutu Sese Seko em 1965, comandante do exército congolês.

O Zaire se classificou uma única vez: em 1974. Porém, perderam todos os jogos na fase de grupo, terminando em último lugar, incluindo um triste 9 a 0 contra a Iugoslávia — de quem falaremos adiante.

Zaire chegou ao “fim” em 1997, após o fim da Primeira Guerra do Congo, que culminou na queda do regime de Mobutu Sese Seko, que fugiu do país, que agora é conhecida como República Democrática do Congo.

4 – Alemanha Ocidental

Antes da queda do Muro de Berlim, a Alemanha estava dividida entre Alemanha Ocidental (capitalista, alinhada aos EUA) e a Alemanha Oriental (socialista, alinhada à União Soviética). Essa divisão aconteceu após o término da Segunda Guerra Mundial, quando a Alemanha Nazista foi derrotada pelos Aliados.

A Alemanha Ocidental venceu a Copa do Mundo três vezes: 1954, 1974 e 1990. O jogador Gerd Mueller, aliás, manteve-se como o maior artilheiro da Copa do Mundo por muito tempo, com 14 gols, sendo superado até hoje apenas por Ronaldo Fenômeno (15) e Miroslav Klose (16). Já a Alemanha Oriental se classificou uma única vez, em 1974.

Com a Queda do Muro de Berlim, Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental tornaram-se uma só, sendo conhecida hoje como apenas Alemanha.

3 – Iugoslávia

A Iugoslávia existiu na região dos Balcãs, na Europa, de 1918 a 1992. Surgiu após o fim da Primeira Guerra Mundial, reunindo eslovenos, croatas e sérvios após o desmembramento do Império Austro-Húngaro.

Participou de 8 copas, chegando a vencer o Brasil na Copa do Mundo de 1930 por 2 a 1, na semifinal. Também chegou na semifinal em 1962, perdendo para a Tchecoslováquia — de quem falaremos mais adiante.

Em 1991, a Iugoslávia começou a se desmembrar em países menores, que queriam mais independência. Surgiram, assim, diversos países, como Sérvia, Croácia, Eslovênia, Macedônia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e até então não reconhecida “Kosovo”.

2 – União Soviética

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (USSR) nasceu da Revolução Russa de 1917, dando fim à autocracia imperial e implementando um regime socialista que durou de 1922 a 1991.

Ela participou de 7 edições da Copa do Mundo, tendo sido o seu melhor resultado o quarto lugar em 1966, ganhando de 2 a 1 da Alemanha Ocidental.

A União Soviética foi desfeita em 31 de dezembro de 1991 por Gorbatchov, após uma sucessão de decisões erradas. A Rússia tornou-se sua sucessora e herdou os feitos conquistados nas Olimpíadas e na Copa do Mundo.

1 – Tchecoslováquia

A Tchecoslováquia foi um país que existiu na Europa Central entre 1918 e 1992, reunindo checos e eslovacos em uma mesma nação após a dissolução do Império Austro-Húngaro.

A Tchecoslováquia participou de 8 copas, tendo chegado à final de duas delas: em 1934, perdendo de 2 a 1 para a Itália, e em 1962, perdendo de 3 a 1 para o Brasil.

Em 1993, porém, Tchéquia e Eslováquia separaram-se amigavelmente após a Revolução de Veludo. Hoje, existem como nações independentes e fazem parte da União Europeia.

Você também pode gostar:
Quiz: Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA

Quiz: Seleção Brasileira na Copa do Mundo

Deixe um comentário