A profissão de advogado é bastante exigente. Entretanto, se você está considerando uma carreira jurídica, há algumas vantagens e desvantagens claras a considerar antes de tomar sua decisão.
5 vantagens da carreira de Advogado
Há muitas razões para considerar a possibilidade de se tornar um advogado. Por um lado, você terá a oportunidade de avançar sua carreira em muitas áreas diferentes. Existem inúmeros tipos diferentes de escritórios de advocacia, para que você possa escolher qual área lhe interessa mais e persegui-la em sua vida profissional.
Você pode escolher trabalhar em um escritório de advocacia internacional que se concentra em transações comerciais ou litígios, ou talvez em um escritório de defesa criminal para defender pessoas acusadas de crimes.
1. Flexibilidade no horário
A profissão jurídica oferece a oportunidade de horários de trabalho flexíveis. Em comparação com outras profissões, os advogados não estão sujeitos a horários rígidos e podem ajustar seu horário de trabalho de acordo com suas necessidades. Sendo assim, o advogado terá a capacidade de definir sua carga horária. Além de poder trabalhar de casa ou de um escritório.
2. Status profissional
A advocacia é um trabalho altamente respeitado por todos, por isso garante um status profissional elevado. Ou seja, o profissional é respeitado em diversos segmentos: pelo público, por outros advogados, juízes e até mesmo por políticos.
3. Possibilidade de salário elevado
Se você está considerando uma carreira jurídica, é importante saber que os advogados podem ganhar mais do que a maioria dos outros profissionais. Os advogados podem ter um salário mais alto do que os médicos, engenheiros e outros profissionais.
4. Várias possibilidades de atuação
O advogado pode facilmente executar várias tarefas. Isso inclui trabalhar como professor ou pesquisador em uma universidade, representar empresas em questões jurídicas ou ser um oficial de conformidade e até mesmo ser um embaixador. Além de ter seu próprio escritório e fazer sua própria clientela.
5. Habilidades de argumentação e negociação
Como advogado, o profissional é capaz de discutir praticamente tudo. Ele pode discutir e argumentar na frente do juiz e do júri, por exemplo. Na verdade, há muitos argumentos que os advogados utilizam para ajudar seus clientes a vencer suas causas.
5 desvantagens da carreira de Advogado
O direito não é um caminho fácil a ser seguido. Ser um advogado pode ser gratificante, mas tem um custo. Antes de decidir tornar-se um advogado, além das vantagens, avalie também as desvantagens:
1. Longas horas de trabalho
É difícil equilibrar uma carreira jurídica em tempo integral com uma vida pessoal. Se você está criando filhos, tem uma família, ou até mesmo quer apenas ser capaz e ativo em sua comunidade, as exigências do trabalho podem entrar em conflito com suas responsabilidades. Por causa das horas exigidas pela maioria dos escritórios de advocacia, muitos advogados acabam deixando suas famílias em casa enquanto trabalham longos dias e noites. Isto pode ser muito difícil nos relacionamentos pessoais para indivíduos que têm carreiras nesta área.
2. Necessidade de estar sempre atualizado com as mudanças da legislação
Não é surpresa que os advogados tenham que passar dias estudando a lei para poder praticá-la. Isto significa que eles têm que se manter a par dos acontecimentos atuais para que possam ter certeza de que estão fornecendo a seus clientes a melhor assessoria jurídica possível. Além de acompanhar os eventos atuais, os advogados também precisam ser capazes de pensar rapidamente quando chegar a hora de defender os interesses de seus clientes nos tribunais.
Isto exige que eles leiam pilhas de provas e considerem todos os ângulos antes de fazer um caso contra uma parte contrária ou defender seus clientes durante as audiências ou julgamentos.
3. Grande concorrência no mercado
Há uma concorrência feroz no campo do direito. É importante reconhecer que você estará competindo com outros advogados por clientes, por isso é sábio fazer seu trabalho de casa antes de se candidatar a um emprego ou iniciar seu próprio escritório. Saiba que tipo de trabalho você quer fazer e onde estão suas habilidades – isso ajudará a garantir que você esteja no caminho certo com o que é realmente necessário no mercado.
O mercado de trabalho é extremamente competitivo, e muitos escritórios de advocacia querem advogados que tenham treinamento especializado em um campo. Portanto, para se destacar da multidão, considere especializar-se em um tipo específico de lei (e fazer uma extensa pesquisa sobre isso), oferecer serviços que outros advogados não oferecem, ou abrir um escritório próximo ao local onde a maioria das pessoas vive/trabalha para que vejam seu nome constantemente em todos os lugares que vão.
4. Pode ser uma profissão solitária e isolada
O direito é uma profissão gratificante, mas também pode ser uma profissão solitária. Requer muito trabalho duro e sacrifício. São longas horas de estudo e trabalhos que limitam o tempo livre, o que pode tornar o profissional solitário.
5. Responsabilidade ética
Como advogado, espera-se que o profissional obedeça a um código de ética. O código de ética é o conjunto de regras que todos os advogados devem seguir. Estes códigos foram criados para que advogados honestos possam proteger seus clientes contra os desonestos e vice-versa. Do contrário, o advogado que não seguir o código de ética pode ser penalizado com multas, detenção ou até mesmo perder o registro da OAB.
Você também pode gostar de ler:
Direito social – O que é? Como surgiu? Importância