6 curiosidades matemáticas que vão desafiar sua mente

A matemática é temida por muitos, amada por outros. Independente se você gosta ou não dessa ciência, um fato é certo – ela nos reserva muitas relações interessantes e histórias. Por isso, separamos 6 curiosidades matemáticas que vão desafiar sua mente!

1 – Origem dos números

Não há como começar a falar sobre curiosidades matemáticas sem falar sobre a origem dos números, não é?

Ao longo da história diversas civilizações e povos desenvolveram sistemas numéricos. Estes são diversos, possuindo escritas próprias e formas diferentes de serem utilizados e calculados.

A necessidade de criar números surgiu naturalmente na medida que nossa espécie passou a armazenar e trocar coisas. Dessa forma, os primeiros registros deste tipo de notação datam de cerca de 20 mil anos, quando traços simples passaram a ser usados como forma de contagem.

Muito conhecidos pela representação atual em livros, datas, relógios e títulos pessoais, temos também os números romanos. Assim sendo, foram criados na Roma, e permitiam cálculos rápidos de cabeça, além de facilitar a escrita e negociação por utilizarem as letras do alfabeto em sua representação.

Já os algarismos que utilizamos hoje em dia surgiram originalmente na Índia em meados do século V. Logo eles foram rapidamente difundidos pela representação simples dos numerais, facilitando as contas e anotações.

Além disso, por utilizarem uma base 10, que vai de 0 a 9, estão de acordo com nossa biologia. Uma vez que termos 10 dedos nas mãos fica muito mais fácil aprender a contar e estabelecer relações entre o numeral e quantidades no mundo real em nossas mentes.

2 – O número mágico

Quer fazer truques, fazer coisas desaparecerem, tirar coelhos da cartola e surpreender os seus amigos? Bom, pelo menos com esta última nossa segunda curiosidade pode te ajudar.

O número mágico em questão é o 1089, e isto se dá por uma relação muito curiosa que resulta nele.

Você pode pegar qualquer número de três algarismos e, com duas contas simples, chegar ao 1089. Estas contas são uma subtração e uma adição, operações simples que são as primeiras que aprendemos na escola.

Faça o seguinte: pegue o número e subtraia por ele escrito de trás para frente. Em seguida, pegue o resultado e o some com sua escrita inversa também. Esta última conta resultará no 1089.

Para dar certo, claro, é preciso transformar em positivo resultados negativos. Mas, feito isto, dará certo. Teste aí para ver!

  • 358 – 853 = -495
  • 495 + 594 = 1089

3 – Segredo da tabuada do nove

Aprender a tabuada é essencial para fixar na mente os cálculos mais básicos da matemática. Mas ela pode ser um desafio para muitos.

Mas, pelo menos na tabuada do 9, há uma maneira muito simples de decorar, e aprender, ela. Para isto basta listar os algarismos de 0 a 9 em uma coluna. Em seguida, do lado dela, repita o processo mas indo de 9 a 0.

Pronto, tem todos os resultados para a tabuada no nove assim. Veja:

0 9

1 8

2 7

3 6

4 5

5 4

6 3

7 2

8 1

9 0

4 – O googol e o googolplex

O googol é o nome que se dá ao número resultante do dez elevado à 100 (10100). Já o googolplex é o googol elevado a 100 novamente.

Estes dois números são extremamente grandes, utilizados apenas a fim de comparação. Por exemplo, a astronomia, que lida com tempos e distâncias absurdas, os utilizam para este fim.

Além disso, serviram de inspiração para a nomeação do Google e o complexo de edifícios da empresa. Uma das mais divertidas curiosidades matemáticas!

5 – Sequência de Fibonacci e sua beleza natural

A sequência de Fibonacci é uma das mais famosas da matemática.

Primeiramente, para quem não sabe a sequência de Fibonacci é simples. Começando com 0 e 1, basta somar os dois últimos números da sequência para obter o próximo.

Assim temos: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, e assim por diante.

Mas talvez você não saiba que esta sequência numérica é tão harmônica que aparece até mesmo na natureza. A evolução criou organismos biológicos que a utilizam para desenvolver seus corpos.

Por exemplo, folhas de árvores, números de pétalas em flores e formatos de conchas de moluscos são locais onde é possível encontrá-la. Uma verdadeira maravilha da natureza.

6 – O zero não existe

Sim, o número zero não existe. O que existe é o algarismo zero, utilizado para a construção de dezenas nos números.

Isto se dá porque não é possível representar algo que não existe. Assim, o zero é apenas uma forma de notar o nada, a ausência de algo. Sendo assim, não é considerado um número de fato. Interessante, não?

Deixe um comentário