Muitas vezes fazer um curso superior parece muito demorado, especialmente sem a garantia de um emprego ao fim dela. Dessa forma, se você é mais imediatista, ou deseja arriscar em uma nova carreira, conhecer as profissões que não exigem faculdade para começar é um ótimo ponto de partida.
Seja a partir de um curso técnico profissionalizante, sob tutela de profissional experiente, ou mesmo por conta própria, aqui você verá 9 profissões que abrem portas e dão muitas oportunidades de crescimento mesmo sem um diploma. Quer mudar sua vida profissional? Vem com a gente neste artigo!
1 – Fotógrafo
Seguir carreira em fotografia é uma ótima opção para quem gosta de tirar fotos e o faz bem.
Por mais que fotógrafos profissionais possam se formar em cursos com jornalismo e design para seguir caminhos específicos, fotógrafo é uma das profissões que não exigem faculdade.
Com um investimento inicial em um equipamento bom, e talvez alguns cursos técnicos, logo você poderá ter uma renda considerável. Além de trabalhos freelancer, é possível ser contratado por empresas com revistas e produtoras de eventos.
2 – Cozinheiro
Gastronomia é um curso superior que lhe capacita para ser cheff e trabalhar com cozinha. Mas para ser cozinheiro não é preciso ter faculdade, bastando saber cozinhar e comprovar suas capacidades.
A principal dificuldade em iniciar nesta carreira é justamente conseguir as primeiras oportunidades. No entanto, assim que entrar no mercado de trabalho, rapidamente acumulará experiência e poderá evoluir na área.
3 – YouTuber
Sim, ser YouTuber já é uma carreira mais do que sólida e possível. Além de permitir você trabalhar com certa flexibilidade na questão do tempo, ela também é ideal para diversas áreas, já que é possível gravar conteúdo sobre qualquer assunto.
Alguns cursos de edição de vídeos, marketing, redação e criação de conteúdo ajudam a alavancar o seu canal. Mas, no final, o que realmente fará diferença é seu carisma e como navega os pormenores do mundo digital.
4 – Vendedor
Para começar em uma das profissões mais antigas do mundo não é necessário ter diploma. Para ser vendedor basta ter carisma, conhecer seu público e habilidades de convencimento.
Isto vale para vendedores de qualquer setor, desde atendentes de farmácia, até ambulantes e representantes comerciais. Claro, cursos especializados sempre ajudam, mas na maioria das vezes não é preciso.
5 – Cabelereiro
A profissão de cabeleireiro, assim como outras como manicure e barbeiro, não exigem faculdade. Assim sendo, são uma ótima opção para quem deseja iniciar uma carreira ou trocar de área no ano de 2023.
Desenvolver as habilidades de cabeleireiro pode passar por cursos especializados, aprendizado com mentores ou mesmo tentativa e erro. Logo você terá toda a técnica necessária para começar em um salão ou, quem sabe, até mesmo abrir o seu próprio.
6 – Pintor
Outra profissão muito promissora e que pode ser praticada sem curso superior é a de pintor. Umas das principais vantagens deste meio é que dificilmente se fica sem trabalho, pois há uma demanda recorrente por todo o ano.
Além disso, é possível começar rápido sob a tutela de pintores mais experientes e com cursos profissionalizantes. Estes te capacitam a realizar pinturas, preparo de tintas e cuidados profissionais, valorizando assim sua mão de obra de maneira rápida.
7 – Tatuador
Para ser tatuador é preciso certos cursos profissionalizantes, mas a profissão dispensa totalmente a necessidade de uma faculdade. Ela é ideal para quem tem habilidades artísticas e estabilidade nas mãos.
Este é outro mercado que sempre está fervendo, uma vez que o público se interessa mais por tattoos. Mesmo em segmentos antes incomuns, como idosos e pessoas mais conservadoras, hoje procuram marcar seu corpo com imagens e frases que gostam.
Além disso, há diversos estúdios e tatuadores de renome que contratam estagiários e funcionários pupilos para passar a frente suas técnicas e estilo.
8 – Programador
A profissão da década de 2020 sem dúvidas é a de programador e desenvolvedor de softwares. Com a digitalização intensa do nosso mundo estes profissionais serão cada vez mais buscados por empresas de todo setor.
E, ao contrário do que se pode pensar, não é preciso fazer faculdade para ser programador. Hoje existem cursos técnicos que o capacitam para este meio.
Não apenas isso, como também é comum ver programadores autodidatas que aprendem sozinho e se destacam logo de imediato. Se você gosta de informática e tem aptidão para esta área, fique de olho nesta opção de carreira.
9 – Motorista
Por fim, entre as profissões que não exigem faculdade temos a de motorista. Uma ótima escolha para quem dirige bem e tem paciência no trânsito, ser um motorista profissional abre muitas portas.
E não falamos apenas de carros de aplicativo ou taxistas.
Muitas empresas contratam motoristas de carro e caminhões para fazer transportes de todo tipo de carga. Seja dentro da cidade ou na estrada, o que não falta é a necessidade de um motorista ágil e responsável.
Além disso, um motorista particular é muito valorizado por pessoas influentes e importantes, sendo também um nicho de atuação para esta profissão.