Os substantivos primitivos são aqueles que não se formam a partir de nenhuma outra palavra da língua, pelo contrário: a partir deles é que outros vocábulos são formados, por meio do processo de derivação.
Veja tudo a respeito dos substantivos primitivos neste artigo completo sobre eles! Só aqui, no Gestão Educacional!
O que são substantivos primitivos?
Como comentado, substantivos primitivos são aqueles que não são formados a partir de nenhuma outra palavra da língua. Ou seja, estão em sua forma mais básica. Confira os exemplos:
- Folha;
- Pedra;
- Carta;
- Mar.
Esses substantivos dos exemplos não foram formados a partir de nenhuma outra palavra. Tratam-se, portanto, de substantivos primitivos. Podemos usá-los para formar outros substantivos, como:
- Folhagem;
- Pedreiro;
- Carteiro;
- Marinha.
A esses substantivos, formados a partir dos substantivos primitivos, dá-se o nome “substantivos derivados” (justamente por terem sido “derivados” de outros). Eles são formados pelo acréscimo de afixos (prefixos e/ou sufixos) ao radical, a partir do processo de formação de palavras chamado “derivação”.
Há vários processos de derivação na língua portuguesa: derivação prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria. Para saber mais, confira nosso conteúdo completo de formação das palavras, clicando aqui.
Exemplos de substantivos primitivos
Confira alguns exemplos de substantivos primitivos, seguidos de exemplos de substantivos derivados originados a partir deles:
- Roupa -> roupagem;
- Festa -> festança;
- Gato -> gatinho;
- Casa -> casarão;
- Livro -> livraria;
- Carro -> carroceria;
- Lata -> lataria;
- Guerra -> guerreiro.
Substantivo primitivo x substantivo derivado
A diferença, portanto, é óbvia: substantivos primitivos são aqueles que não derivam de nenhuma outra palavra da língua e servem de base para a formação de outras palavras. Já os substantivos derivados são aqueles que são formados a partir de palavras primitivas pelo acréscimo de determinados elementos. Ambos, portanto, são opostos.