Diversos distúrbios em animais e plantas são causados pela transmissão dos caracteres de geração para geração. Este padrão de herança pode levar à perda da aptidão dos progenitores, uma vez que seus descendentes podem não ter sucesso reprodutivo, comprometendo a permanência de seus genes no ambiente.
Assim, quando uma anomalia é detectada, podemos presumir de onde ela veio e se será transmitida para as futuras gerações por meio do estabelecimento das relações hereditárias entre os familiares. Essas relações podem ser representadas graficamente em um heredograma, criando a genealogia do indivíduo.
O que é heredrograma?
O heredrograma, também chamado de genealogia ou pedigree, é uma ferramenta para realizar estudos genéticos dos indivíduos de uma família que estão relacionados por parentesco. É uma representação gráfica que possui símbolos próprios para interpretação.
Simbologia do heredrograma
Os símbolos mais comuns encontrados nos heredrogramas estão representados na figura abaixo:
Termos do heredograma
Para elaborar e interpretar heredogramas, é necessário se familiarizar com alguns termos do gráfico. Entenda mais, abaixo.
Herança autossômica
São as características determinadas pelos cromossomos femininos e masculinos (autossômicos).
Herança ligada ao cromossomo X
São as características presentes nos genes do cromossomo X, não estando presentes no cromossomo Y. Assim, essas características se distribuem diferentemente entre machos e fêmeas.
Hemizigoto
É um indivíduo diploide que não possui dois pares de genes para determinado cromossomo, como machos de mamíferos que possuem apenas um cromossomo X.
Caráter congênito
É um atributo apresentado pelo indivíduo ao nascer. Ele pode ser causado por fatores ambientais ou genéticos.
Caráter hereditário
São as características genéticas transmitidas para a próxima geração. Elas podem ser congênitas, que se apresentam assim que o indivíduo nasce, ou não.
Penetrância
Refere-se à proporção de indivíduos de uma população que apresentam determinada característica fenotípica em relação àqueles que são capazes de exibi-la, ou seja, possuem os genes responsáveis por ela. Assim, se todos os indivíduos que portam os genes exibem o mesmo fenótipo, dizemos que a penetrância é completa. Caso contrário, apenas uma porcentagem da população exibe a característica, isto é, a penetrância é incompleta.
Expressividade
Refere-se aos diferentes níveis de expressão que certos genes acarretam. Alguns indivíduos podem ser mais expressivos para determinadas características do que outros.