O significado de coco faz referência ao fruto do coqueiro.
Informações sobre a palavra
- Classe gramatical: adjetivo e substantivo comum de dois gêneros. Coco é também uma flexão do verbo “cocar”, na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo;
- Separação silábica: co-co;
- Plural: cocos;
- Número de letras: 4;
- Número de vogais: 2 (o, o);
- Número de consoantes: 2 (c, c);
- Origem do termo: o termo “coco” provavelmente se origina do próprio português, com a antiga concepção de “monstro usado para assustar crianças, careta”. Essa ideia vem dos navegadores portugueses que, ao observarem o coco, o denominaram assim justamente porque a fruta possui três marcas redondas, semelhantes a uma face.
Definição de Coco e Significados
O significado de coco está relacionado à área da Botânica, que define o aspecto comum das plantas do gênero Cocos, da família das Palmas.
Na Botânica, também a palavra “coco” designa o fruto do coqueiro ou coqueiro-da-bahia (a palmeira Cocos nucifera).
O coco se caracteriza por ser um fruto grande e ovoide (forma oval), cuja casca é bastante dura e resistente – suas fibras são aproveitadas nas áreas do artesanato e da indústria. Quando o fruto ainda está verde, possui um líquido claro e alimentício: a famosa água de coco, que, posteriormente, quando o fruto amadurece, se transforma em uma polpa branca comestível, bastante útil para receitas culinárias.
O coco é definido como uma drupa, pois possui em seu interior uma noz dura e esférica, com interior oco, ar e um líquido transparente – esse líquido é justamente o albume ou endosperma do fruto.
A casca, por ser impermeável e fibrosa, faz com que o fruto flutue na água sem causar deterioração. Por isso, é possível encontrar a espécie em vários continentes.
Por extensão, a aparência ou o aspecto comum de muitas palmeiras que possuem frutos, mas, em geral, menores, também tem como denominação, de acordo com a Botânica, de coco.
Além desse significado mais popular, o termo “coco” pode trazer outros conceitos, como:
- Reservatório, cabaça;
- Grande quantidade de dinheiro, no sentido informal, “bolada”;
- Espécie de monstro que aterroriza crianças;
- Penteado feminino que é realizado a partir do enrolar dos cabelos na nuca ou no alto da cabeça, sendo o mesmo que “coque”;
- Tipo de dança de roda presente em algumas regiões do Brasil;
- Na Metrologia, coco (pronunciando-se “cóco”) é uma unidade de medida, originária do Japão, que corresponde a seis alqueires;
- Na Bacteriologia, é uma bactéria que possui um aspecto ou forma esférica, como no caso dos estreptococos ou dos estafilococos.
Coco, côco ou cocô?
É bem comum encontrar dúvidas na hora da escrita de uma palavra, principalmente quando essa possui significados bastante diferentes a partir de uma mudança de acento ou de pronúncia.
Coco é um desses curiosos casos. Sem acentos e pronunciando a sílaba tônica fechada (ênfase na primeira sílaba), essa palavra se refere ao fruto do coqueiro. Por exemplo: “As crianças adoram bala de coco”.
Por isso, não existe a versão escrita “côco”, sendo apenas uma forma de situar o leitor a como expressar tal palavra quando quiser abordar o fruto.
Cocô já é outra palavra e que também não existe no dicionário, mas está presente na linguagem popular e informal no Brasil. Seu significado está atrelado com o próprio sinônimo de fezes. Por exemplo: “O bebê fez cocô na fralda e está chorando por causa desse desconforto”.
Além disso, “cocô” pode ser sinônimo de algo ruim.
Exemplos com a palavra Coco
“Os produtores de coco de Sergipe estão enfrentando preços baixos nesta época do ano” (G1, 18/08/2019).
“O coco era comercializado em Palmas e em cidades do interior do Tocantins” (G1, 31/07/2019).
“A primeira coisa que faço é um bochecho com água de coco, uso um limpador de língua e bebo 25 goles de água para retirar as toxinas e a vontade por doces que às vezes temos ao acordar, (…)” (Terra, 24/07/2019).
Sinônimos de Coco
Os sinônimos de coco são:
- Abantesma;
- Assombração;
- Bicho-papão;
- Bolada;
- Cabaça;
- Cabeça;
- Coca;
- Coco-da-baía;
- Cocuruto;
- Coqueiro;
- Coqueiro-da-baía;
- Crânio;
- Cuca;
- Dinheirada;
- Dinheirama;
- Dinheirame;
- Fantasma;
- Fortuna;
- Moleira;
- Pagode;
- Papão;
- Púcaro;
- Recipiente;
- Riqueza;
- Testa;
- Vasilha.
Antônimos de Coco
Não existem antônimos para a palavra “coco”.
Rimas com a palavra Coco
São alguns exemplos de termos que rimam com “coco”, pois apresentam sonoridade similar ou idêntica nas suas terminações:
- Broco;
- Cabouco;
- Choco;
- Dorminhoco;
- Equívoco;
- Louco;
- Moco;
- Oco;
- Pipoco;
- Pouco;
- Rouco;
- Soco;
- Sufoco;
- Tampouco;
- Toco;
- Troco.