O significado de Bíblia se refere às escrituras sagradas da religião cristã.
Informações sobre a palavra
- Classe gramatical: substantivo comum de dois gêneros;
- Separação silábica: bí-bli-a;
- Plural: bíblias;
- Número de letras: 6;
- Número de vogais: 3 (í, i, a);
- Número de consoantes: 3 (b, b, l);
- Origem da palavra: o termo bíblia vem do latim medieval biblia, a partir da expressão biblia sacra, que quer dizer “livros sagrados”, tradução do Grego ta biblia to hagia, que é “os livros sagrados”, de biblion, que significa “papel, livro, rolo”. Para curiosidade, biblion é o diminutivo de byblos, que é “papiro egípcio”.
Definição de Bíblia e Significados
A Bíblia é a obra sagrada dos cristãos que rege os comportamentos de quem segue essa religião. A Bíblia em si abrange os textos sagrados que compõe o Antigo e o Novo Testamentos. É interessante saber que testamento é uma palavra que vem do latim testamentum, que quer dizer “último desejo, testamento”.
O Velho Testamento, como é chamado pelos cristãos, é a Bíblia judaica. Sabe-se que a primeira Bíblia conhecida pelos cristãos foi justamente a judaica, sendo nessa que surgiu a profecia da vinda de Jesus.
A Bíblia Judaica era conhecida de duas maneiras pelos antigos cristãos: a original, que era em hebraico, e a Septuaginta, que era a tradução grega.
A Bíblia foi escrita em três idiomas: em hebraico, em aramaico e em grego. Na realidade, o Velho Testamento foi escrito, em sua grande parte, em hebraico, com algumas partes em aramaico; enquanto que o Novo Testamento foi escrito totalmente em grego.
Por extensão, o termo “bíblia” pode se referir a qualquer obra sagrada para outras religiões.
No sentido figurado, “bíblia” simboliza a obra onde se reconhece autoridade no assunto versado. Por exemplo: “A gramática é minha bíblia”.
Além disso, bíblia pode se referir ao crente, à pessoa que professa a fé cristã, ao protestante.
O que é a Bíblia Cristã?
A Bíblia está listada como o livro mais vendido de todos os tempos, sendo traduzida para mais de 2 mil idiomas.
Os livros da Bíblia são organizados por temas:
- Pentateuco;
- Livros históricos;
- Poesia e livros de sabedoria;
- Profecias;
- Biografias/livros históricos;
- Cartas;
- Apocalipse.
É dito que a Bíblia carrega a palavra de Deus, que foi registrada por escrito com o intuito de responder às grandes perguntas da humanidade e ensinar os seres humanos a viver bem.
Isso quer dizer que a Bíblia foi escrita por inspiração de Deus – como dito em 2 Timóteo 3:16. Deus foi o responsável por guiar os escritores para que eles escrevessem exatamente o que era necessário e da maneira correta.
Afirma-se que foram cerca de 40 pessoas distintas as responsáveis pela escrita dos livros ao longo de 1500 anos. É possível detectar as personalidades de cada escritor, caso o leitor seja atento o suficiente, por exemplo, perceber que Paulo é mais direto ou que João é mais amável.
De acordo com os cristãos, a Bíblia Sagrada traz perfeita coerência entre os livros porque, como Deus é o autor e sendo bom com palavras, ele foi capaz de usar o estilo próprio de cada escritor para que a verdade ao mundo fosse transmitida da maneira mais perfeita possível.
Exemplos com a palavra Bíblia
“Até a chegada de Morales ao poder em 2006 era frequente que os funcionários públicos na Bolívia prestassem juramento aos cargos ‘por Deus e a Pátria’, diante de uma Bíblia” (Revista Exame, 13/11/2019).
“Na terça-feira à noite, a autoproclamada presidente da Bolívia, Jeanine Añes Chavez, adentrou o parlamento boliviano segurando uma bíblia grande” (Revista Época, 16/11/2019).
“O prefeito Antônio Almas (PSDB) sancionou nesta quinta-feira (24) a lei que dispõe sobre a manutenção de pelo menos um exemplar da Bíblia nas bibliotecas de escolas municipais e particulares de Juiz de Fora” (G1, 24/10/2019).
Sinônimos de Bíblia
O sinônimo de Bíblia é escritura (ou escritura sagrada).
Antônimos de Bíblia
Não existem antônimos para a palavra Bíblia.
Rimas com a palavra Bíblia
Geralmente, as rimas se combinam na sonoridade gerada a partir da última sílaba das palavras utilizadas para esse propósito. O intuito é garantir ritmo e musicalidade, quando em uma poesia ou um poema.
Aqui estão alguns exemplos de termos que rimam com “Bíblia”:
- Vigília;
- Anomalia;
- Represália;
- Melancolia;
- Parafilia;
- Encefalia;
- Valia;
- Mais-valia;
- Zoofilia;
- Família;
- Parafernália;
- Almotolia;
- Acolia;
- Pedofilia;
- Hidrofilia;
- Embolia.