A Região Nordeste é uma das maiores regiões do país, abrangendo cerca de 18% do território nacional. Está dividida entre nove Estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe), e possui o maior litoral dentro do Brasil.
Tipos de Clima da Região Nordeste do Brasil
Por conta de seu tamanho e posição geográfica, a Região Nordeste possui uma grande variação climática, que lhe permite apresentar quatro climas diferentes ao longo de seu território.São eles:
Equatorial
Esse tipo de clima é predominante na estreita faixa da fronteira do estado do Maranhão com o estado do Pará, que fica na Região Norte. O clima equatorial úmido apresenta temperaturas elevadas, com médias entre 25 e 27 graus, e um índice pluviométrico alto, com grande quantidade de chuva ao longo do ano todo (média anual de 2.000 a 3.000 milímetros), assim como as demais regiçoes que passam próximas a linha do equador.
Semiárido
O clima semiárido predomina na porção central do Nordeste brasileiro. É encontrado em parte do Estado do Piauí, no Meio Norte e em parte da Zona do Sertão, nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Essas regiões sofrem com a irregularidade das chuvas (índice pluviométrico inferior a 700 milímetros anuais, normalmente ocorrendo entre os meses de abril a maio), provocando longos períodos de seca e altas temperaturas. Por conta disso, apresenta altos índices de aridez, próximas de um semi deserto. Cabaceiras, município localizado no Estado da Paraíba, é o município mais seco do país.
Tropical
O clima tropical está presente em grande parte do Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia. Apresenta verões quentes e chuvosos, com temperaturas elevadas, e um inverno seco, com poucas chuvas e temperaturas amenas, variando entre 18 e 26 graus. O índice pluviométrico nesta região varia entre 1.000 e 1.750 milímetros.
Tropical Úmido
O clima tropical úmido, também chamado de tropical litorâneo, apresenta verões quentes e úmidos, com temperaturas variando entre 25 e 31 graus. As chuvas são irregulares, tendo maior ocorrência entre os meses de abril a julho, com índice pluviométrico médio anual entre 2.000 e 3.000 milímetros.
O Clima Tropical predomina em toda a Zona da Mata, compreendendo uma faixa de terras ao longo do litoral, estendendo-se desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. Esse clima também é encontrado na Zona do Agreste e em parte dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Por conta dos planaltos elevados e serras encontradas no local, a região a leste do Agreste, mais próxima da Zona da Mata, recebe mais chuvas do que a região oeste, mais próxima do sertão.
Vegetação da Região Nordeste
Por conta da variação climática, a Região Nordeste apresenta também uma ampla variedade na vegetação local, das quais os principais tipos são:
Mata Atlântica
Originalmente, a mata atlântica estendia-se do Ceará até o Rio Grande do Sul. Em função dos desmatamentos, hoje só restam cerca de 5% da vegetação original, dispersos em pequenas porções encontradas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia;
Mata dos Cocais
Essa formação vegetal é uma transição entre os climas semi-árido, equatorial e tropical. Ocorre em parte do Maranhão, do Piauí, do Ceará, do Rio Grande do Norte;
Cerrado
O tipo de vegetação cerrado ocorre no sul do estado do Maranhão, no sudoeste do Piauí, e no oeste da Bahia, bem como em áreas interioranas das regiões Sul e Centro-Sul do Ceará, Pernambuco e algumas áreas da faixa litorânea que vai do Piauí até o Sergipe.
Caatinga
A caatinga é uma formação de vegetais xerófitos (vegetais de regiões secas), típica do sertão. Ocorre em todos os estados nordestinos, com exceção do Maranhão.
Vegetações Litorâneas e Matas Ciliares
Essa vegetação litorânea inclui os mangues, restingas e as dunas. As matas ciliares são comuns em regiões de cerrados, mas também podem ser vistas na Zona da Mata. Trata-se de pequenas florestas que acompanham as margens dos rios, funcionando como uma proteção para os rios e mares.