Os Modal Verbs ou Verbos Modais são verbos auxiliares da língua inglesa empregados em uma série de construções. Os modais podem indicar o nível de formalidade de uma sentença, expressar:
- dedução,
- permissão,
- capacidade,
- habilidade,
- possibilidade,
- suposição,
- pedido,
- obrigação,
- entre outros.
Os Verbos Modais são fáceis de utilizar, pois são empregados junto ao verbo principal sem precisar alterar a ortografia.
Eles não seguem as regras dos outros verbos em inglês e provavelmente você já ouviu falar deles. Diferente dos outros verbos, eles não se alteram nem quando usados com a terceira pessoa do singular (he, she, it). Ou seja, eles não recebem os sufixos: s, es ou ies. Os principais verbos modais são utilizados em inglês em diversas situações. São eles:
- can – usado em frases de permissão, habilidade ou possibilidade.
- could – usado para permissão ou habilidade.
- may – usado para permissão ou possibilidade.
- might – usado para possibilidade (tanto no presente quanto no passado).
- must – usado para obrigação ou probabilidade.
- ought to – usado para conselhos.
- should – usado para conselhos.
Ao começar a estudar inglês, algumas frases chave são estruturadas por verbos modais. Veja abaixo alguns dos exemplos utilizados por professores nas primeiras aulas para entender melhor como eles funcionam na prática:
- May I drink some water? (Posso beber água?)
- How can I say…?(Como posso dizer…?)
- Could you lend me…? (Você poderia me emprestar…?).
Portanto, é importante dedicar uma atenção especial aos verbos modais e aproveitar a praticidade das estruturas formadas por ele. O modal can é um dos mais versáteis, em uma construção como você pode ver nos exemplos abaixo as variações dele:
- I can speak Spanish (Eu sei falar espanhol) expressa habilidade.
- Can I call you later? (Posso ligar para você mais tarde?) permissão.
- She can be at home (Ela pode estar em casa) possibilidade.
- He can´t be right (Ele não pode estar certo) dedução.
Como podemos observar na interrogativa o modal antecede o pronome e na negativa acrescenta-se o not ou a sua forma contraída n’t em estruturas informais. O único verbo que não possui forma contraída é may. Ele é usado na forma completa, conforme o exemplo: The students may not come (Os alunos podem não vir).
Vale lembrar que o verbo can na forma negativa fica cannot ou can´t.
Reiterando que ao escrever redações e realizar testes em inglês, as versões contraídas não devem ser utilizadas por serem traços informais da língua. Eles devem ser utilizados no dia a dia e evitados em situações que exigem mais formalidade.
Outro modal que merece atenção é ought to, que é predominantemente utilizado na afirmativa para dar conselhos com formalidade. Veja abaixo como ele é utilizado:
- You ought to study for the test (Você deveria estudar para a prova).
- We ought to arrive early (Deveríamos chegar cedo).
O ought to também é utilizado informalmente como oughta, sendo comum o uso da expressão you oughta know (você precisa saber).
Regras
- Como dito anteriormente, eles NÃO variam na terceira pessoa do singular conforme os outros verbos.
- Eles sempre devem vir acompanhados de outros verbos no infinitivo e sem a utilização da preposição “to”. Exceto em Ought to.
- Sempre utilize not nas formas negativas. Jamais use don’t ou doesn’t.
- Para a forma interrogativa, basta inverter o sujeito e o verbo . Porém, assim como no negativo, jamais utilize o do ou does. Ex: Should I go to the party? (Eu deveria ir a festa?)
Vídeo Explicativo
Abaixo separamos um vídeo explicando mais sobre o conteúdo. Assista-o e depois tente criar frases utilizando Modal Verbs. Só a prática leve ao aprendizado. Quando tiver a oportunidade no seu dia a dia de dar alguma ordem à alguém ou montar uma frase usando possibilidades, tente pensá-las nelas em inglês. Assim você consegue fixar melhor todo o conteúdo.