O primeiro passo para ter êxito no estudo da língua inglesa é ter em mente o seu objetivo. Ao saber o que precisa, o aluno pode focar e ver resultados pouco a pouco, evitando a sensação de estar estagnado. Outro ponto importante é saber o seu nível para que você possa estudar de modo efetivo, partindo dos conhecimentos necessários para o crescimento no idioma.
Segue aqui algumas dicas importantes para te ajudar na criação de uma rotina de estudos que garanta a aprendizagem rápida do inglês.
1 – Crie uma rotina divertida
Sim! Uma rotina pode ser divertida se você pensar que com o tempo você nem sentirá que está estudando e sim que o inglês fará parte do seu dia a dia e que com essa organização mínima você alcançará finalmente os resultados desejados.
Para garantir o fator diversão, pense em atividades que você gosta muito. Alguns exemplos são filmes, séries, músicas, programas de entrevistas, conteúdos do Youtube e uma infinidade de materiais disponíveis em um clique na internet.
Confira aqui como aprender inglês com séries e filmes – as dicas para tornar efetivo.
2 – Tenha contato com a língua todos os dias
O contato diário é ideal para que haja progresso em todos os níveis e não é preciso passar horas estudando. São suficientes 20 minutos por dia para que o aluno tenha contato e aos poucos se familiarize com o idioma. Nessa rotina diária, é importante ter um fim para cada atividade realizada.
3 – Diferentes formas de contato
Organize sua rotina de estudos conformes às habilidades a serem desenvolvidas. Para estudar gramática e vocabulário, é possível acessar tutoriais na internet e buscar exercícios interativos de acordo com o tema.
A leitura anda junto com gramática e vocabulário já que a língua é orgânica, portanto busque textos com temas de seu interesse e aprenda com eles. Para praticar o listening (parte auditiva), músicas, séries e filmes são ideais.
É importante ter em mente que todo o processo de estudo considerado formal, com a realização de exercícios para aprender gramática e vocabulário possibilitará o aprendizado no momento em que o aluno estiver em contato mais livre com a língua, por exemplo, assistindo a um filme.
Nesse processo, o aluno irá perceber que a expressão ou palavra utilizada em um exercício faz parte da fala de um personagem e assim atribuirá valor e internalizará essa parte da língua.
Para os alunos mais avançados é importante praticar a oralidade, procure chats ou sites que proporcionam aulas eventuais para que você possa discutir temas e colocar em prática o que está estudando. Ou até mesmo grave trechos para que você possa comparar com falantes e escute para aprimorar sua pronúncia.
[modoturbo id=2]