O future perfect continuous é um tempo verbal utilizado para indicar ações que serão concluídas em algum ponto do futuro, isto é, num tempo posterior ao do momento da enunciação. Neste tempo verbal, o sujeito projeta-se ao futuro, olhando e avaliando a duração da atividade, que pode ter começado no passado, no presente ou até mesmo no futuro: o que importa é que, no futuro, ela ainda estará acontecendo..
Veja o exemplo abaixo para compreender melhor:
- By September of this year, I will have been searching for a job for six months.
- (Em setembro deste ano, fará seis meses que estarei procurando por um emprego)
Neste exemplo, sabe-se que, em setembro, completará seis meses que o sujeito estará procurando um emprego, ou seja, naquele mês, ele ainda estará realizando uma ação que ele começou seis meses atrás, no passado. Não se sabe ao certo em que momento do futuro ele irá cessar a ação de procurar emprego; sabe-se, apenas, que, no futuro, ao menos até setembro daquele ano, ele ainda estará realizando a ação.
Este é um tempo verbal pouco utilizado. Não se sinta mal caso tenha dificuldade para entendê-lo completamente. Com o tempo e com bastante prática você vai se familiarizar com ele.
[VEJA TAMBÉM: PRESENT PERFECT CONTINUOUS]
Regras do future perfect continuous
O future perfect continuous é formado por dois elementos: um verbo auxiliar e um verbo principal. O verbo auxiliar é o future perfect do verbo to be, ou seja, will have been. Já o verbo principal precisa estar conjugado no present participle, cuja terminação é -ing.
No lugar do will, é possível utilizar shall, por mais que este seja reservado para situações mais formais, aparecendo especialmente na primeira pessoa do singular e do plural.
[VEJA TAMBÉM: PAST CONTINUOUS]
Regras para o acréscimo da desinência -ing
É preciso compreender, entretanto, que não basta apenas colocar a desinência -ing ao final do verbo, de qualquer jeito. Há uma série de regras que precisam ser atendidas para isso. Então, antes de prosseguirmos no nosso estudo sobre o future perfect continuous, vamos reforçar as regrinhas para a colocação desta desinência. As regras são as seguintes:
Em verbos terminados com a vogal -e precedida por uma consoante, retira-se a vogal e acrescenta-se a desinência -ing.
- Exemplo: to dance -> Dancing
Em verbos terminados em -ie, substitui-se estas vogais por -y e acrescenta-se o -ing.
- Exemplo: To die -> dying
Quando o verbo tem apenas uma ou duas sílabas e possui uma sequência de consoante + vogal + consoante, duplica-se a última consoante e acrescenta-se o -ing.
[VEJA TAMBÉM: PRESENT CONTINUOUS]
- Exemplo: To run -> running
Observação: quando a consoante final é W ou X (como to snow) ou a sílaba tônica do verbo é a primeira (como to open), acrescenta-se o -ing sem dobrar a consoante final.
Forma afirmativa
Para sentenças afirmativas no future perfect continuous, segue-se a seguinte fórmula:
Exemplo:
- By 2022, I will have been living in Paris for two years.
Forma negativa
Para sentenças negativas no future perfect continuous, adiciona-se o advérbio not após o verbo auxiliar will, da seguinte maneira:
Exemplo:
- By 2022, I will not have been living in Paris for two years.
Forma interrogativa
Já para sentenças interrogativas no future perfect continuous, é preciso passar o verbo auxiliar will para o início da sentença, antes do indivíduo. Logo:
Exemplos:
- By 2022, will I have been living in Paris for two years?
- By 2022, will I not have been living in Paris for two years?
Exercícios Resolvidos
1. Complete as sentenças abaixo com o verbo entre parênteses conjugado no future perfect continuous.
A) At ten o’clock, I ________________________ (wait) for you for one hour.
B) Next year, Peter ___________________________ (study) English for six years.
C) At a half past ten, we ____________________________ (dance) for three hours.
D) Tomorrow, ____________________________ (Sandra/not/wash) her hair for a week?
Respostas:
1.
A) Will have been waiting.
B) Will have been studying.
C) Will have been dancing.
D) Will Sandra not been washing.
Restou alguma dúvida? Deixe-a nos comentários e aproveite para conferir o conteúdo completo sobre Future Perfect, clicando aqui!