Embora muitos estudantes acabem tratando “unless” e “except” como sinônimos, estas duas palavras não o são! Enquanto a conjunção “unless” é usada para se introduzir uma condição, a conjunção/preposição “except” é usada, por sua vez, especialmente para indicar uma exceção. A diferença, portanto, é gritante!
Quer saber um pouco mais para nunca mais errar? Pois confira este artigo do Sim para todos a respeito da diferença entre “unless” e “except”!
Unless – O que é?
O vocábulo “unless” é uma conjunção, o que significa que ela serve para introduzir outra oração, e isso não é opcional. “Unless” serve para indicar alguma condição, significando “a menos que”. Confira o exemplo abaixo:
(1) You’ll be sick unless you start exercising.
(Você ficará doente a menos que comece a se exercitar).
Neste exemplo (1), a conjunção “unless” introduziu uma oração subordinada, indicando que, a menos que a pessoa começar a se exercitar, ela ficará doente. Ela impõe, portanto, uma condição: será preciso que a pessoa em questão se exercite; do contrário, seja qual for o cenário, ela ficará doente.
Note que essa condição não é uma certeza: o interlocutor a quem o sujeito está se referindo poderá escolher se começará ou não a se exercitar.
Convém mencionar que “unless” pode ser substituído por “except if” (“exceto se”). A oração do exemplo (1) poderia ser escrita da seguinte maneira:
(2) You’ll be sick except if you start exercising.
(Você ficará doente, exceto se começar a se exercitar).
Perceba que, neste exemplo (2), o sentido não foi alterado: ainda está se indicando uma condição. Porém, é preciso ter bastante cuidado, pois apenas “except if” é sinônimo de “unless”: apenas “except”, como veremos agora, não é.
Except – O que é?
“Except”, por sua vez, tem um significado um pouco diferente de “unless” e não deve ser tratado como sinônimo deste. Enquanto “unless” indica uma condição, “except” indica uma exceção ou uma exclusão. Confira:
(3) I like everything about you except your habit of forgetting things.
(Eu gosto de tudo sobre você, exceto seu costume de esquecer as coisas).
Neste caso (3), perceba que a conjunção “except” (que também pode atuar como preposição, caso introduza apenas uma palavra, como em “I like every colors, except red”) não está impondo uma condição, e sim uma exceção: o sujeito gosta de tudo a respeito do interlocutor, com a única exceção da mania dela de esquecer as coisas.
“Except”, entretanto, também pode ser utilizado para indicar uma situação desfavorável já certa. Por exemplo:
(4) I would love to play with you, except I don’t have time.
(Eu adoraria brincar com você, só que eu não tenho tempo).
“Except” por ser substituído por “not including” (“não incluindo”) sem alterar o sentido da oração. Confira:
(5) I like everything about you, not including your habit of forgetting things.
(Eu gosto de tudo sobre você, não incluindo seu costume de esquecer as coisas).
A única diferença em (4) é necessidade de se colocar uma vírgula antes de “not including”: o sentido, porém, permanece o mesmo.
Exercícios Resolvidos
1. Complete com UNLESS ou EXCEPT.
A) You can invite everyone, _______ Hellen.
B) They will fight _______ we intercede!
C)_______ you fix the shower, you will sleep on the couch.
D) I would love to have a dog, _______ I don’t have enough room in my flat.
E) You’ll be a month without your cellphone _______ you improve your school grades.
F) Everyone can leave _______ you there.
RESPOSTAS
A) Except. B) Unless. C) Unless. D) Except. E) Unless. F) Except.