As ondas eletromagnéticas são oscilações que transportam energia e possuem a capacidade de propagar-se no vácuo, independendo de um meio. A diferença é que, quando está em um meio, sua velocidade é menor do que no vácuo, quando consegue viajar numa rapidez de até 300 mil km/s.
Existem 7 tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios-x e raios gama. O que diferencia cada um deles é a frequência de oscilação que cada onda tem.
O que é um onda?
A definição de uma onda é uma perturbação ou oscilação que se propaga num meio e transporta somente energia, sem matéria. As ondas são classificadas, na física, em duas naturezas distintas: as eletromagnéticas e as mecânicas.
No caso das primeiras, quem as descobriu foi o cientista Thomas Young, em 1801, com um experimento chamado “dupla fenda” – o qual comprovou que a luz não era uma partícula, como acreditava Newton, mas sim uma onda eletromagnética.
Características das ondas eletromagnéticas
As ondas eletromagnéticas são o resultado da liberação de fontes de energia elétrica e magnética ao mesmo tempo, formando uma oscilação capaz de propagar-se em qualquer meio, inclusive no vácuo.
Sabe-se que, quanto mais alta for a frequência de propagação, menores são os comprimentos das ondas eletromagnéticas. Além disso, as ondas dessa natureza são consideradas as mais velozes, afinal, por serem capazes de propagar-se no vácuo, acabam sofrendo menos interferência do meio.
Como calcular uma onda eletromagnética
Para calcular uma onda eletromagnética, é preciso conhecer as três grandezas que ela representa:
- Período: tempo que a onda leva para percorrer um ciclo;
- Frequência: número de ciclos percorridos em um determinado tempo, sendo medido em Hertz;
- Velocidade: velocidade de propagação da onda;
A fórmula utilizada para descobrir o comprimento de uma onda é aquela que divide a velocidade pela frequência:
Exemplo de exercício: certa estação de rádio emite ondas eletromagnéticas com frequência de 500.000 ciclos por segundo. Defina qual é o período e o comprimento dessas ondas eletromagnéticas.
Ondas eletromagnéticas em nosso dia a dia
São exemplos de ondas eletromagnéticas, presentes no dia a dia:
- Luz do sol;
- Infravermelho de televisores e controles remotos;
- Micro-ondas;
- Ondas de Rádio;
- Ultrassons;
- Raio-x;
- Celulares.
Só são visíveis as ondas que possuem frequências superiores a 8,3 . 1014 Hz. Aquelas com frequência baixa, como o raio-X, as ondas ultravioletas ou os raios gama, só conseguem ser visualizadas por meio de programas e máquinas específicos.