O clima de uma região é definido a partir de uma sucessão de tempos, ou seja, uma observação da padronização das temperaturas, umidade do ar e da pressão atmosférica ao longo de um determinado tempo em uma dada região.
Dentre as diversas classificações climáticas presentes no globo terrestre, as quais são diferenciadas pelas suas localizações, existem as da zona de convergência intertropical, que é a da qual falaremos hoje.
O que é a Zona de Convergência Intertropical?
A zona de convergência intertropical é onde estão os climas mais quentes do planeta.
Sua localização está entre os trópicos de câncer e o trópico de capricórnio, e é cortada pela linha do equador, local também é caracterizado pelo o encontro dos ventos dos hemisférios norte e sul.
Existem quatro climas na zona intertropical: o equatorial, tropical, desértico e o semiárido. Veja abaixo suas características.
Equatorial
O clima equatorial quente pode ser úmido ou semi-úmido, com temperaturas que variam muito pouco durante o ano, ou seja, sendo sua variação térmica entre 24ºC e 26ºC. Possui altos índices de pluviosidade anual, mais ou menos de 2000 mm, não havendo estação seca. No Brasil esse clima é dominante na região amazônica.
Tropical
Possui 3 classificações, podendo ser o tropical, tropical de altitude e tropical úmido. Em geral o clima tropical é determinado a partir das suas altas temperaturas, com estações bem definidas, chuvosa (verão) e seca (inverno). Possui índices de poluição médios de mais ou menos 1500mm, com uma temperatura média de 22ºC.
Desértico
Possui uma elevada amplitude térmica com variações entre 35º durante o dia e temperaturas negativas durante a noite. Possui um baixo índice de pluviosidade anual, chegando a 200 mm ao ano.
Semiárido
Ele é caracterizado como quente e seco, com uma variação térmica baixa com temperaturas entre 26º C e 28º C. As chuvas são caracterizadas por serem irregulares, sendo a pluviosidade média de 750mm, possuindo sua concentração entre fevereiro e junho. Esse clima é predominante na região do nordeste brasileiro.
Referências bibliográficas
MORAES, Paulo Roberto. Geografia geral e do Brasil. Harbra, 2003.
TEIXEIRA, Wilson et al. Decifrando a terra. 2009.