Durante o período da colonização portuguesa ocorreram também as invasões holandesas no Brasil.
Veja, nesta matéria do Gestão Educacional, como elas ocorreram e os motivos que fizeram com que isso acontecesse.
Por que os holandeses invadiram o Brasil?
As invasões holandesas ocorreram devido à crise diplomática entre Portugal, Espanha e Holanda, que aconteceu no final do século XVI. Além disso, havia uma motivação econômica, uma vez que os holandeses eram responsáveis por conceder empréstimos a Portugal.
Sendo assim, até 1580, os holandeses financiaram o desenvolvimento da exploração do açúcar no Brasil e, com isso, tinham participação não apenas no plantio, mas também no refino, no transporte e na distribuição do produto. Essa parceria na atividade açucareira era altamente lucrativa para ambos os países.
No entanto, no final do século XVI, aconteceu a crise da Dinastia de Avis, em Portugal, por conta da morte do rei de Portugal, D. Henrique, em janeiro de 1580. Irmão mais jovem de D. João III, era cardeal da Igreja Católica e, por isso, não deixou herdeiros.
Depois de uma disputa pelo trono, Filipe II, da Espanha, foi coroado rei de Portugal, unificando, assim, as duas coroas, portuguesa e espanhola. Isso resultou na chamada União Ibérica. Essa união dos tronos permaneceu do ano de 1580 até 1640.
No entanto, Espanha e Holanda estavam em guerra neste período e, com isso, os inimigos dos espanhóis passaram a ser também inimigos dos portugueses, pois era um só reino. Isso resultou no fim da relação da Holanda com o açúcar brasileiro.
Revolta Holandesa contra a Espanha
A Revolta Holandesa ou Guerra dos 80 Anos foi um conflito que se desenrolou entre os Países Baixos e a Espanha, durando entre 1568 e 1648. À época, o país que se tornaria a Holanda recebeu o nome de República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos.
As Províncias Unidas eram parte do Império Espanhol, contudo, havia grande insatisfação por parte tanto da nobreza como da população holandesa, levando a uma série de movimentos de contestação e revolta contra a coroa espanhola. Com isso, os Países Baixos se tornaram independentes da Espanha em 1581.
Diante dos conflitos, o Império Espanhol pôs fim à participação holandesa no comércio do açúcar. Em retaliação, os holandeses invadiram os territórios de Portugal em que ocorria o plantio. Antes do Brasil, houve tentativa de ocupar alguns locais do continente africano.
Invasão a Salvador
Os holandeses chegaram a atacar Salvador em 1604, mas foi em 1621 que o interesse de invasão se tornou real, após um período de trégua.
Nessa segunda fase, a Holanda criou a Companha das Índias Ocidentais, que tinha como objetivo exatamente tomar os locais produtores de açúcar que pertenciam a Portugal.
Em 1624, ocorreu o ataque e eles conquistaram a cidade de Salvador, mas sem conseguir avançar para o interior do estado, enfrentando intensa resistência.
No ano seguinte, os portugueses conseguiram contra-atacar e expulsar os holandeses.
Invasão e ocupação de Pernambuco
Só que os holandeses não desistiram facilmente do objetivo. Em 1630, eles voltaram seu foco para Pernambuco. Com 65 embarcações e 7280 homens, eles conseguiram conquistar Olinda.
Dessa vez, o domínio foi maior e se expandiu para outras regiões do Nordeste. Isso fez, inclusive, com que, em 1637, decidissem enviar Maurício de Nassau para administrar a colônia.
Nassau fez algumas transformações no local e incentivou a vinda de artistas e cientistas para o Brasil, que realizaram estudos e retratos sobre a vida na região. O administrador promoveu também reformas e deu especial atenção ao desenvolvimento de Olinda e Recife, principais centros urbanos do estado.
A expulsão
As decisões de Nassau não agradavam a todos na Holanda e, em 1644, ele foi chamado de volta para a Europa. Isso enfraqueceu o comando da colônia, fazendo surgir uma resistência que terminou com uma nova expulsão dos holandeses em 1654.
Além disso, a Companhia das Índias Ocidentais passava por problemas econômicos desde 1640, ano em que também ocorreu a restauração de Portugal. A família Bragança assumiu o trono e teve fim a União Ibérica.
Planejando recuperar o controle da região Nordeste, os portugueses iniciaram as Guerras Basílicas, contra os holandeses, em 1645. Houve adesão de pessoas negras e indígenas que lutaram em batalhas do lado português, o que contribuiu para sucessivas derrotas de holandeses em batalhas, culminando na expulsão em 1654.
Você também pode gostar de ler:
Brasil Colônia: O que foi? Início, Ciclos Econômicos, Escravidão [RESUMO]
Referências
http://ppgh.ufam.edu.br/attachments/article/197/Fernando_Fernandes_Dissert_2015.pdf;
A invasão do Brasil pelos holandeses https://www1.educacao.pe.gov.br › cpar › História