Mata de Araucárias – Conheça as características dessa vegetação!

A Mata de Araucárias, também chamada de Mata dos Pinhais, é um domínio morfoclimático brasileiro que está localizada no Sul do Brasil, na região entre o centro-sul do Paraná e o norte do Rio Grande do Sul, com altitudes acima de 800 metros.

Este domínio possui mais ou menos 400.000 Km² de extensão, com mais de 98% do seu território atualmente já tendo sido desmatado.

Características desse tipo de vegetação

Mata de Araucárias - Conheça as características dessa vegetação! (Imagem: Nicolás Gutiérrez/Unsplash)
Mata de Araucárias – Conheça as características dessa vegetação! (Imagem: Nicolás Gutiérrez/Unsplash)

A vegetação é constituída de bosques de pinhais e araucárias, floresta aciculifoliada, com árvores que atingem cerca de 30 metros de altura com predomínio da Araucária Angustifolia, da família das coníferas. 

Em relação ao relevo, esse domínio está presente em planaltos basálticos. Os solos são considerados férteis e pobres, dependendo da localização; a terra é roxa e classificada como latossolo.

Já o clima é subtropical, com grande amplitude térmica e chuvas regulares; pelo fator climático da altitude, esse local sempre possui nevascas e geadas durante o inverno. A hidrografia é constituída de rios perenes, com vazão pouco variável.

Como dito acima, este domínio está sendo alvo de destruição por desmatamento, principalmente pela expansão da agricultura e exploração de sua madeira pelas indústrias de celulose, papel e construção civil. O desmatamento está crescendo com o passar dos anos, com o domínio atualmente em rota de extinção.

Domínios Morfoclimáticos

O geógrafo Aziz Ab’Saber foi o responsável por fazer a classificação brasileira dos domínios morfoclimáticos, a partir do livro Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas.Ele nos traz uma relação de todos os domínios e suas áreas de transição.

Os domínios morfoclimáticos são extensas áreas que possuem uma padronização de paisagens, onde o relevo, os tipos de solo, as formas da vegetação e as condições climáticas e hidrológicas fazem parte de um esquema coerente, “onde as condições fitogeográficas e biogeográficas formam um complexo relativamente extensivo e homogêneo.” (AB’SÁBER, 2003). 

Referências Bibliográficas 

MORAES, Paulo Roberto. Geografia geral e do Brasil. Harbra, 2003.

TAMDJIAN, James Onnig; MENDES, Ivan Lazzari. Geografia Geral e do Brasil: estudos para a compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2005.

AB’SÁBER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. Ateliê editorial, 2003.

Deixe um comentário