É muito importante sabermos distinguir termos para provas, trabalhos e projetos. Na geografia populacional, dois termos facilmente confundíveis são populoso e povoado.
Afinal, qual a diferença de países populosos e países povoados? Isso é o que você descobre a seguir!
Países Populosos
Países populosos são os que têm uma grande quantidade de habitantes. Ou seja, leva em consideração apenas o número de habitantes de um determinado país.
O mais populoso é a China, com 1,412 bilhão de pessoas, e o país menos populoso é o Vaticano, com 825 pessoas.
Países Povoados
Países povoados, além de contar com a quantidade de habitantes, também conta com área do país. Na geografia a quantidade de pessoas por metro quadrado se chama densidade demográfica; assim, um país povoado é um país que possui uma grande densidade demográfica.
O cálculo de densidade demográfica é feito de forma simples: é preciso dividir o valor total da população pelo valor da área em Km² (quilômetros quadrados).
O país mais povoado do mundo é Mônaco, possuindo mais de 18 mil pessoas por Km²; já a Mongólia é o menos povoado, com uma densidade demográfica de 1,9 pessoas por Km².
Países populosos e povoados
Alguns países são populosos e povoados ao mesmo tempo. É o caso da China, que possui 1,412 bilhão de habitantes e uma densidade demográfica de mais de 140 moradores por km².
Em contrapartida, há países que não são nem populosos nem povoados, como é o caso da Austrália, que tem 25,74 milhões de habitantes e uma densidade demográfica de 3,1 pessoas por Km².
O Brasil também é um caso diferente dos citado acima: ele possui mais de 200 milhões de habitantes e uma densidade demográfica de 26,4 habitantes por Km² graças ao seu vasto território; assim, o nosso país é populoso, mas não é povoado.
Referências Bibliográficas
MORAES, Paulo Roberto. Geografia geral e do Brasil. Harbra, 2003.
BANDEIRA, M. Leston. Demografia. Lisboa: Escolar Editora, 2004.