Dentro do sistema econômico, sempre existiu o desemprego, no sistema capitalista sempre foi algo implícito, porém antes ele era visto como algo voluntário.
Com o passar dos anos e o avanço das tecnologias, principalmente a partir do século XIX, com as máquinas substituindo a mão-de-obra humana, provou-se que, na maioria das vezes o desemprego, é algo involuntário, indo além das escolhas individuais e dependendo da estrutura econômica vigente.
Com isso, alguns tipos de categorias de “desemprego” foram elaborados por Beveridge (1909), distinguindo-os por suas diferentes causas. Os tipos são: desemprego sazonal, estrutural e conjuntural.
A seguir, você vai entender melhor como funciona um desses tipos de desemprego: o conjuntural!
Desemprego conjuntural
O desemprego conjuntural se caracteriza por acontecer durante a fase de recessão na atividade produtiva e durante as crises na economia, que, dentro do sistema capitalista, acontecem de modo cíclico. Como ele é motivado pela crise econômica, as mesmas causas que geram a crise geram também o desemprego.
Em momentos de crises econômicas e recessões em um país, o consumo e os investimentos são realizados de forma reduzida por um certo período de tempo, consequentemente acontece a queda no nível produção e reduções das taxas de lucro; com isso, as empresas geram prejuízos, ocorrendo um corte de custos e chegando assim ao desemprego.
Vale lembrar que, segundo o IBGE, a pessoa que está desempregada não é aquela que necessariamente está sem emprego, mas sim pessoas com idade acima de 14 anos que não estão trabalhando, mas que estão disponíveis e tentam encontrar trabalho.
Você também pode gostar de ler:
Leis Trabalhistas – O que são? Principais Direitos e Mudanças na Lei
Referências Bibliográficas
POCHMANN, Marcio. TIPOS DE DESEMPREGO. DICIONÁRIO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TEMAS CORRELATOS, p. 872.
KATO, Jerry Miyoshi; PONCHIROLLI, Osmar. O desemprego no Brasil e os seus desafios éticos. Revista da FAE, v. 5, n. 3, 2002.
GAUTIÉ, Jerôme. Da invenção do desemprego à sua desconstrução. Mana, v. 4, p. 67-83, 1998.
O que é desemprego? IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em <https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php#:~:text=O%20desemprego%2C%20de%20forma%20simplificada,basta%20n%C3%A3o%20possuir%20um%20emprego.> acessado em 06/11/2022 às 20h37