Going to – Quando e como usar para construir o futuro na língua inglesa

O Futuro Simples em inglês pode ser formado por duas estruturas: “Will + verbo” ou “Be Going to + verbo”. A diferença está na intenção de quem fala.

A estrutura formada pelo modal auxiliar Will expressa ações ou previsões no futuro, quando não se tem certeza absoluta ou quando se trata de uma decisão que acabou de ser tomada.

Já para expressar certeza, falar sobre planos, intenções, eventos, previsões ou situações futuras baseadas em evidências no presente, utilizamos “Going to.

Neste artigo, você aprenderá o que é Going to”, quando e como usar essa expressão corretamente para construir frases no futuro na língua inglesa.

Quando e como usar Going to

No Futuro Simples devemos utilizar Going to  para expressar intenções, previsões ou planos futuros que já estão planejados, dos quais se tenha um certo nível de certeza. Também utilizamos Going to para se referir a eventos ou situações que acontecerão no futuro utilizando-se como base indícios ou evidências que temos no presente.

Estruturas:

Afirmativas SUJEITO + VERBO TO BE NO PRESENTE + GOING TO + VERBO PRINCIPAL (SEM TO) + COMPLEMENTO
Negativas SUJEITO + VERBO TO BE NO PRESENTE + NOT + GOING TO + VERBO PRINCIPAL (SEM TO) + COMPLEMENTO
Interrogativas (QUESTION WORD – Se necessário) + VERBO TO BE NO PRESENTE + SUJEITO + GOING TO + VERBO PRINCIPAL + COMPLEMENTO + ?

Formas contraídas

Em frases no futuro com “Going to”, principalmente no inglês falado, é muito comum utilizar a forma contraída do verbo To be nas frases afirmativas e negativas:

Afirmativas

I’m going to…
You’re / We’re / They’re going to …
He’s / She’s / It’s going to …

Negativas

I’m not going to …
You’re / We’re / They’re not going to
He’s / She’s / It’s not going to

De modo ainda mais informal, também no inglês falado e em alguns casos na linguagem escrita em que o contexto seja extremamente informal, além do To be, podemos contrair a estrutura “Going to” em Gonnatanto em frases afirmativas, quanto negativas e interrogativas.

Veja os exemplos:

Afirmativa I’gonna talk to him. Eu vou falar / falarei com ele.
Negativa She’s not gonna buy a house. Ela não vai comprar / comprará uma casa.
Interrogativa Are we gonna work on Saturday? Nós vamos trabalhar / trabalharemos no sábado?

Diferenças entre “Going to” e “Will”

As estruturas “Going to” e “Will” são utilizadas para formar frases no futuro e, como possuem a mesma tradução em português,  muitas vezes causam confusão em muitos alunos.

No entanto, a principal diferença entre usar “Going to” e “Will” está na intenção de quem fala.

Utilizamos o modal auxiliar “Will” para falar de eventos, ações ou previsões para o futuro, quando não se tem uma certeza absoluta.

Por isso, é muito comum frases com expressões que indiquem esse tipo de “incerteza” como: “I guess”, “I think”, “I hope”, “Maybe”, “Perhaps”, “Problably”, etc. (“Eu acho”, “Eu penso”, “Eu espero”, “Talvez”, “Provavelmente”, etc.).

Também utilizamos “Will” para falar de uma decisão que acabou de ser tomada ou, ainda, para indicar uma ação que será feita de modo espontâneo. Veja os exemplos:

I will open the door. Eu vou abrir / abrirei a porta.
She will clean her room. Ela vai limpar/limpará o quarto dela.
We will not come back. Nós não vamos voltar / voltaremos.

Importante: a forma contraída de “Will” (afirmativas) é ’ll e de “Will not” (negativas) é Won’t.

Usamos Going toquando a intenção é expressar certeza, falar sobre ações e eventos no futuro que já estão planejados, ou de intenções, previsões ou situações futuras baseadas em evidências no presente. Observe:

I am going to work tomorrow. (Eu vou trabalhar / trabalharei amanhã.)
She is not going to visit her father. (Ela não vai visitar / visitará o pai dela.)
am going to write a book. (Eu vou escrever / escreverei um livro.)
We are not going to stay home (Nós não vamos ficar / ficaremos em casa.)
Are you going to drink wine? (Vocês vão beber / beberão vinho?)
Why are you going to work on Monday? (Por que você vai trabalhar / trabalhará na segunda-feira?)

Obs. as frases interrogativas com “Going to” no exemplo acima indicam que as perguntas estão sendo direcionadas a alguém que de algum modo demonstra ou fornece evidência de que irá realizar a respectiva ação expressa pelo verbo principal.

Deixe um comentário