Cadeias carbônicas abertas e fechadas – O que são? Tipos e exemplos

A química orgânica é uma importante área da química destinada aos estudos dos compostos orgânicos.

Os compostos orgânicos são compostos constituídos basicamente de carbono e hidrogênio, podendo haver ou não a presença de heteroátomos (átomos diferentes): oxigênio, nitrogênio, cloro, flúor, e outros elementos químicos.

Na molécula orgânica, os átomos unem-se por ligações covalentes (compartilhando elétrons) sendo representadas por um traço. A estrutura molecular formada pelo carbono e possíveis heteroátomos é chamada de cadeia carbônica. A cadeia carbônica pode ser classificada como aberta ou fechada: aberta quando apresenta as extremidades livres e fechada quando não apresenta extremidades.

Cadeia carbônica aberta

As cadeias abertas também podem ser chamadas de cadeias acíclicas ou alifáticas. Nessa classificação, a cadeia carbônica possui pelo menos duas extremidades livres e não apresenta nenhum ciclo de carbonos.

Exemplos:

Cadeias carbônicas abertas

 

Cadeia carbônica fechada

Nas cadeias carbônicas fechadas, ou cíclicas, não há extremidades livres: as moléculas se arranjam em ciclo.

Exemplos:

Cadeias carbônicas fechadas

 

Compostos aromáticos

Além da cadeia carbônica ser fechada, ela ainda pode ser classificada como um composto aromático caso possua um anel benzênico.

A presença de um anel benzênico na molécula orgânica é fácil de ser identificada: ele possui seis carbonos ligados entre si, formando um ciclo. Suas ligações são representadas por ligações simples e duplas, intercaladas, entre os carbonos.

Entretanto, sabe-se que, nesse composto, as ligações entre os carbonos estão sempre em ressonância, tendo como estrutura mais provável um híbrido, uma combinação, de todas as possíveis estruturas.

A representação do anel benzênico pode ser feita demonstrando as ligações alternadas, ou de forma mais atual, com um círculo no interior do anel hexagonal.

Exemplos:

Anel aromático

Cadeia carbônica mista 

Nesse tipo de molécula carbônica há, como o próprio nome sugere, uma mistura de estruturas: parta da cadeia é aberta e parte fechada.

 Exemplos:

 Cadeias carbônicas mistas

 Você também pode gostar de ler:
Teoria do Octeto – Definição, exemplos e exceções!

Referências

BROWN, T. LEMAY, E. BURSTEN, B. MURPHY, C. et al. Química: a ciencia central. 13ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016.

Deixe um comentário