Companhia das Índias Ocidentais – Como surgiu, para que servia e mais!

Um capítulo importante da história do Brasil está ligado à Companhia das Índias Ocidentais. Ela foi responsável pela invasão holandesa no nordeste do país.

Saiba qual era a finalidade e como surgiu a Companhia nesta matéria do Gestão Educacional.

O que foi a Companhia das Índias Ocidentais

Companhia das Índias Ocidentais - Como surgiu, para que servia e mais! (Imagem: Pintura "East Indiamen off a Coast", de Hendrik Cornelisz Vroom, c. 1600 - c. 1630)
Companhia das Índias Ocidentais – Como surgiu, para que servia e mais! (Imagem: Pintura “East Indiamen off a Coast”, de Hendrik Cornelisz Vroom, c. 1600 – c. 1630)

A Companhia das Índias Ocidentais foi uma organização privada de mercadores holandeses que contavam com autorização do governo holandês. Instituições assim existiram por diversas partes da Europa no período das grandes navegações.

Eram formadas por comerciantes, especialmente em locais que os governos não conseguiam desempenhar o papel, e encorajaram a criação dessas companhias para que tivessem força para concorrer com outros países em meio a essa expansão marítima. Em troca disso, recebiam partes dos lucros das Companhias.

Em 1621, a Companhia das Índias Ocidentais recebeu o direito de monopólio comercial com as colônias do Ocidente. Tinha também o tráfico de escravos com Brasil, Caribe e América do Norte, pois atuava também na África Ocidental.

A Companhia das Índias no Brasil

A história da Companhia das Índias Ocidentais se cruzaria com o Brasil devido ao conflito pela Independência dos Países Baixos com a Espanha.

Isso porque, entre 1580 e 1640, ocorreu a unificação das coroas portuguesas e espanholas, formando a União Ibérica

Neste cenário, a Companhia acreditava que os espanhóis ficariam fragilizados se precisassem defender os territórios americanos. Além disso, havia o interesse na cana de açúcar do Brasil. Isso tudo fez com que eles atacassem o nordestino brasileiro, com tentativas de invasão em Salvador e Pernambuco.

A estratégia chegou a dar certo e a Companhia das Índias Ocidentais chegou a colonizar o nordeste brasileiro entre 1630 e 1654, até serem totalmente expulsos pelos portugueses.  

Fim da Companhia 

A Companhia das Índias Ocidentais deixou de existir em 1791, quando chegou à falência. Todo controle do comércio passou a pertencer ao governo dos Países Baixos.

Você também pode gostar de ler:
Maurício de Nassau – Quem foi? Biografia e Legado da Holanda no Brasil

Maurício de Nassau – Quem foi? Biografia e Legado da Holanda no Brasil

Referências

https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/download/67891/70499/89322

https://revistas.faculdadedamas.edu.br/index.php/neari/article/download/1766/1262/5590

Deixe um comentário