Não é todo dia que você precisa saber sobre substâncias venenosas, mas pode ser útil ter o conhecimento, caso você precise resgatar alguém ou apenas quiser ter certeza de que o que você está comendo é seguro. Aqui estão 3 substâncias mais venenosas no mundo e como elas afetam seu corpo:
Arsênico
O arsênico é um elemento químico muito usado como veneno por séculos. Ele é encontrado em muitos produtos que usamos diariamente, tais como pesticidas e drogas. O arsênico é uma das substâncias mais venenosas do mundo.
Muitas pessoas pensam apenas na forma mais comum de arsênico – o trióxido de arsênico – quando pensam em uma substância venenosa que mata. Mas existem muitas outras formas de arsênico, incluindo compostos orgânicos (como arsenobetaína) e inorgânicos (como arseniato de chumbo) e metanearsonatos como metilarsonato, que são usados como solventes.
O arsênico é extremamente tóxico tanto para humanos quanto para animais, mesmo em concentrações muito baixas. A exposição pode resultar em qualquer coisa, desde diarreia e vômito até a morte por insuficiência respiratória dentro de dias ou semanas, dependendo da quantidade ingerida ou inalada.
Por interferir na respiração celular inibindo enzimas essenciais para a produção de energia dentro das células, é particularmente perigoso entre aqueles que já têm sistemas imunológicos comprometidos por outras condições como diabetes ou câncer. Ou seja, pessoas que já são vulneráveis serão afetadas ainda mais rapidamente!
Cianeto
O cianeto é um produto químico de ação rápida e potencialmente letal encontrado em muitos produtos domésticos. Ele é um gás incolor e inodoro, produzido por algumas plantas ou liberado durante a decomposição de outras substâncias.
Os sintomas de envenenamento por cianeto incluem dores de cabeça, tonturas e náuseas. Algumas pessoas podem sentir dor no peito ou falta de ar após a exposição ao gás.
Se você suspeitar que alguém foi exposto a vapores de cianeto, ligue imediatamente para o 192 ou procure atendimento médico imediatamente para que eles possam administrar oxigênio.
Amatoxina
A amatoxina é um grupo de substâncias tóxicas produzidas por fungos. As amatoxinas são encontradas em alguns cogumelos Amanita, que estão entre os mais mortais do mundo. O envenenamento por amatoxinas pode causar danos ao fígado e aos rins.
Você também pode gostar de ler:
Praga de Atenas: conheça a epidemia que devastou a Grécia Antiga por anos
Praga de Atenas: conheça a epidemia que devastou a Grécia Antiga por anos