Os resultados do ENEM 2022 serão liberados a partir do dia 13 de fevereiro de 2023, na página do participante. O gabarito oficial e os cadernos de respostas já foram divulgados pelo Ministério da Educação, basta clicar aqui.
Para verificar sua pontuação no ENEM 2022, siga estes passos
Ir para o site oficial do ENEM
- Clique em “Resultado ENEM 2022”;
- Digite suas informações pessoais;
- Clique em “verificar se você é elegível”;
- Clique em “enviar solicitação”.
Correção do ENEM
Você sabe como é feita a correção do ENEM? A metodologia utilizada para correção das provas do ENEM é chamada de Teoria de Resposta ao item (TRI), o que explica por que suas avaliações sempre variam em nota. Os alunos ocasionalmente cometem erros ao responder perguntas, o que leva a notas mais baixas nos testes.
Qual é o efeito deste item? A prova do Enem tem coerência na nota final. Em vez de apenas calcular o número de acertos, a nota final é calculada levando em consideração as questões que compõem o teste.
Isso significa que um aluno que responde corretamente às perguntas difíceis também deve ser capaz de responder às perguntas fáceis sem nenhum erro. Se um aluno não exibir essa consistência, o sistema pode presumir que ele adivinhou a resposta e pontuou menos do que outros alunos que responderam consistentemente dessa maneira.
Por isso, mesmo com a liberação do gabarito (que já está disponível desde de x novembro de 2022), o aluno não consegue saber a sua pontuação exata nos testes.
Os candidatos que não concluíram as questões dentro do tempo foram penalizados e tiveram suas notas reduzidas de acordo com a regra dos 30%. Os pontos correspondentes às questões da redação desclassificadas por motivos técnicos estão descritos na pontuação total das redações.
E, como dito anteriormente, o resultado do ENEM 2022 será liberado no dia 13 de fevereiro de 2022, no entanto, somente em abril que o espelho da redação será liberado juntamente com as notas dos participantes que não concluíram o ensino médio.
Entenda o ENEM
O Enem, o Exame Nacional do Brasil, é um exame que ajuda os estudantes a ingressar na universidade. Além disso, ele avalia a qualidade do ensino médio no país. Para se inscrever no Enem, o candidato deve ter idade legal ou apresentar autorização dos pais ou responsáveis. O exame é conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Os quatro primeiros livros são sobre Português, Matemática, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências Naturais e suas Tecnologias. A última seção é sobre escrita. O principal objetivo do ENEM é garantir que os estudantes estejam preparados para o ensino superior. Ele também ajuda as universidades a decidir que tipo de curso eles devem oferecer a cada estudante com base em seu desempenho no exame.
A grande maioria dos estudantes universitários brasileiros fazem este exame todos os anos porque é exigido por lei, mas nem todas as escolas secundárias exigem que você o faça se quiser se formar com um diploma que lhe permita entrar em estudos universitários.
O exame é conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O exame é realizado no Brasil, no mês de outubro. Cada um dos testes objetivos tem 45 perguntas, 5 das quais são abertas. As três primeiras partes deste teste e um total de 120 pontos, enquanto o ensaio vale 10 pontos.
Avaliações do ENEM
Os testes objetivos abrangem Português, Matemática, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Ciências Naturais e suas Tecnologias. A escrita (redação) é avaliada de acordo com quatro critérios:
- organização;
- ideias expressas em relação umas às outras;
- fluência (uso correto da gramática e do vocabulário);
- coerência (conexão lógica entre as frases).
Por fim, todos os estudantes precisam ser capazes de escrever de forma clara, concisa e lógica. Eles devem ser capazes de apresentar suas ideias de uma maneira que faça sentido, responder perguntas e escrever sobre uma variedade de tópicos.
Você também pode gostar de ler:
Prouni ou Sisu: em qual programa devo usar minha nota do Enem 2022? Explicamos!
Prouni ou Sisu: em qual programa devo usar minha nota do Enem 2022? Explicamos!