Prouni 2023: quem pode participar? Entenda como funciona o programa de bolsas

O programa Universidade para Todos, ou PROUNI, é um programa que permite aos candidatos que não teriam condições de pagar o ensino superior frequentarem universidades particulares do Brasil.

Entenda o PROUNI

O Prouni foi criado pelo governo para incentivar o acesso ao ensino superior no Brasil. O programa oferece ensino gratuito em universidades públicas e institutos federais de ensino superior em todo o Brasil, bem como assistência financeira para estudantes que são aceitos em instituições privadas de ensino superior.

O PROUNI é um programa criado pelo governo brasileiro com o objetivo de aumentar o acesso ao ensino superior no Brasil. O programa é financiado através de fundos públicos, mas também conta com o apoio privado de empresas e outras organizações.

O PROUNI ajuda os estudantes de baixa renda a ingressar na universidade. Se você atender aos requisitos e quiser se inscrever, você pode usar o formulário de inscrição on-line do PROUNI.

Quem pode participar?

O PROUNI é um excelente programa para aqueles que não podem pagar a mensalidade universitária privada. Conforme divulgado pelo MEC, para participar do PROUNI 2023, o candidato deve obter uma pontuação superior a 450 pontos no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e tirar uma nota cima de zero na redação, em qualquer uma das duas últimas edições (2021 ou 2022).

Um outro requisito é ter renda bruta familiar de 1,5 salário mínimo por pessoa (para bolsa integral) ou de até três salários mínimos (para bolsa parcial 50%). Além disso, precisa atender a pelo menos 1 dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio:

– Integralmente em escola da rede pública.

– Integralmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.

– Parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.

– Parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista parcial da própria escola ou sem a condição de bolsista.

– Integralmente em instituição da rede particular, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura e pedagogia. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Como se inscrever?

A inscrição para o PROUNI 2023 é feita no site do GOV.BR, a partir do dia 28 de janeiro e fica aberta até o dia 03 de março de 2023. Para realizar a inscrição, o candidato só precisa informar a senha e o número do CPF, caso já tenha cadastro no site. Do contrário, terá que preencher um formulário para criar a identificação.

Em seguida, os candidatos podem escolher até duas opções de curso, turno e instituição de ensino superior no ato da inscrição. Eles também têm a opção de escolher entre até duas bolsas disponíveis ao criar seu perfil.

Vagas reservadas para cotas no PROUNI

O Prouni concede bolsas de estudos para pessoas com deficiência ou candidatos que se identificam como indígenas, pardas ou pretas. A quantidade de vagas é correspondente ao percentual de pessoas autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas, conforme dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vale lembrar que os candidatos a cotistas também devem atender aos critérios de seleção do Prouni para serem considerados bolsistas.

Resultados Da Pré-Seleção Do PROUNI

Os resultados são liberados em duas fases:

  • Resultado 1ª chamada – 7 de março
  • Resultado 2ª chamada – 21 de março

Critérios de desempate

Quando o resultado do exame do Enem produzir uma média matemática de igual número de pontos, o critério de desempate para os candidatos eleitorais será determinado pela seguinte ordem:

  • Maior nota na prova de redação.
  • Maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias.
  • Maior nota na prova de matemática e suas tecnologias.
  • Maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias.
  • Maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

O que acontece quando não há alunos suficientes para formar uma turma?

A bolsa do Prouni só está disponível se a turma inicial for grande. Esse é o caso típico quando há um número limitado de alunos que desejam participar da formação da turma inicial. Serão rejeitados os candidatos pré-selecionados para cursos sem estrutura de turmas.

Somente os alunos matriculados no respectivo curso serão elegíveis para a bolsa. Aqueles que não conseguirem formar uma turma continuarão a participar da próxima rodada. Caso não sejam pré-selecionados, podem solicitar ingresso na lista de espera do Prouni, caso tenham bolsa disponível.

Fonte: MEC

Você também pode gostar de ler: 

Pela primeira vez, vagas do ProUni serão ampliadas para alunos da rede privada de ensino

Pela primeira vez, vagas do ProUni serão ampliadas para alunos da rede privada de ensino

Deixe um comentário