É cada vez maior o número de pessoas que têm buscado a fluência em inglês e se tornar bilíngue.
O inglês é o idioma mais falado e mais estudado em todo o mundo, não apenas com o propósito de se comunicar com nativos da língua inglesa, como também para se comunicar com falantes de outros idiomas.
Entenda neste artigo o que significa ser bilíngue e veja os benefícios de ter o inglês como sua segunda língua!
O que significa ser bilíngue?
Existem muitas discussões acerca do bilinguismo sobre qual deve ser o nível de conhecimento de uma pessoa em dois idiomas para que ela possa ser considerada, de fato, bilíngue.
Uma pessoa pode ser considerada bilíngue quando é capaz de se comunicar fluentemente em dois idiomas. Em outras palavras, quando consegue entender e expressar ideias, opiniões, sentimentos, etc, em um segundo idioma de forma eficiente.
O bilíngue não precisa, necessariamente, de conhecimento técnico e aprofundado sobre o funcionamento da língua e sim saber como usá-la na prática e no cotidiano.
Quais os benefícios de ter o inglês como sua segunda língua
O inglês é o idioma mais falado no mundo todo, por nativos e não nativos.
A língua inglesa também é considerada a língua franca internacional. Entendemos como Língua Franca um idioma utilizado como meio de comunicação padrão e comum entre grupos ou nações que falam idiomas diferentes.
Por essas e outras razões, a língua inglesa é o idioma mais estudado no mundo todo e pode trazer diversos benefícios a quem tem o inglês como segunda língua.
As pessoas aprendem inglês por diversas razões, não apenas por satisfação pessoal, mas também para ter acesso a educação, melhores oportunidades de trabalho, morar em outros países, etc.
No aspecto cognitivo, uma pessoa bilíngue tende a ter o cérebro mais ativo. Quanto mais aprendemos e desenvolvemos novas habilidades, melhores ficam nossas funções cerebrais, ajudando inclusive, a evitar doenças degenerativas.
Além disso, depois que aprendemos outro idioma, fica mais fácil aprender outros. Em decorrência do processo de aprendizado do idioma anterior, a compreensão auditiva e oral, se tornam mais fácil.
Apesar de ser mais fácil aprender uma segunda língua na infância, uma pessoa pode se tornar bilíngue em qualquer fase da vida, através dos estudos. O sucesso dependerá do quanto você irá se dedicar e se expor ao idioma.
Você também pode gostar de ler:
Como aprender inglês sozinho? 5 dicas que funcionam!