Entenda o que é a Bolsa Permanência do Prouni em 2023

Cursar uma universidade é o sonho de muitos brasileiros, mas nem sempre é possível para todos. A Bolsa Permanência Prouni é uma excelente opção para o universitário que está precisando de uma ajuda financeira para se manter nos estudos.

Bolsa Permanência Prouni

A Bolsa Permanência Prouni é um programa de bolsas lançado pelo Ministério da Educação (MEC) destinado a estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni). Ela foi regulamentada pelo Decreto n. 5.493, de 18 de julho de 2005.

O auxílio estudantil tem como objetivo ajudar estudantes em condições econômicas vulneráveis. Com a Bolsa Permanência, o universitário recebe um benefício no valor de R$400,00 que deverá ser utilizado para cobrir despesas relacionadas a graduação como alimentação, transporte, material de estudo, etc.

Quem tem direito a Bolsa Permanência Prouni

Para ser elegível para a Bolsa Permanente Prouni, você deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Estar matriculado em cursos que tenham no mínimo 6 meses de duração e com carga horária superior a 6 horas aula/dia;
  • O auxílio só pode ser solicitado por quem é beneficiado com bolsa integral do ProUni;

Como solicitar a Bolsa Permanência Prouni

Os alunos devem enviar seu pedido de bolsa pessoalmente na universidade de interesse. O sistema processa a solicitação e, em seguida, o estudante deve aguardar por uma resposta. Ao ser selecionado, o estudante deverá abrir uma conta corrente no Banco do Brasil.

Como a Bolsa Permanência ProUni não paga retroativamente os valores das bolsas anteriores, é melhor aplicar antes. Isso ocorre porque o pagamento da bolsa não é cumulativo, portanto, os pagamentos anteriores não somam uma quantia maior.

Duração da Bolsa Permanência do Prouni

Segundo informações do MEC, a Bolsa Permanência dura todo o período da graduação até o estudante se formar. Entretanto, existem algumas situações que o universitário pode perder o benefício. São elas:

  • Encerramento da bolsa do ProUni;
  • Transferência da bolsa do Prouni para um curso que não se enquadre nos critérios da Bolsa Permanência;
  • Utilização dos recursos recebidos pelo estudante para outros fins, que não sejam o custeio de suas despesas educacionais;
  • Falsidade de informações ou documentos apresentados pelo estudante;
  • Solicitação do estudante beneficiado.

Tenha a chance de ter uma educação universitária gratuitamente

O Prouni é um programa de bolsas de estudo para estudantes de famílias de baixa renda. Ele é financiado pelo governo federal e administrado pelo Ministério da Educação (MEC), que concede mais de 10 bilhões de reais a cada ano para ajudar os alunos a estudar em universidades privadas no Brasil.

Conheça a importância do Enem para o Prouni

As bolsas do Prouni são concedidas de acordo com a nota do ano anterior do Enem, por exemplo: Para o Prouni 2023, se baseia na nota do Enem realizado em 2022. Essas pontuações são usadas como critério para determinar quem recebe a bolsa de estudos.

Os resultados dos exames do Enem são usados ​​como base para isso, independentemente das notas dos exames anteriores. Portanto sEneomente alunos que obtiveram pelo menos 450 pontos na média de suas notas de exames anteriores e não receberam zero em sua redação podem ser considerados para uma bolsa de estudos.

Fonte: Prouni

Você também pode gostar de ler:

Prouni ou Sisu: em qual programa devo usar minha nota do Enem 2022? Explicamos!

Prouni ou Sisu: em qual programa devo usar minha nota do Enem 2022? Explicamos!

Deixe um comentário