Não mude de carreira em 2023 antes de ver estas 5 dicas

Está faltando motivação para o emprego atual? Quer arejar um pouco sua vida profissional? A empresa não te valoriza? Seja qual for o motivo, se decidiu trocar de área e enfrentar novos desafios no novo ano, espere! Primeiramente, confira estas 5 dicas antes de mudar de carreira em 2023.

1 – Planeje bem a mudança e entenda suas motivações

Este é um ponto chave em qualquer parte da vida. Mas se torna especialmente importante quando o assunto é dar uma virada no âmbito profissional.

Algo que não queremos durante a troca de carreira é nos surpreender negativamente, ou não estar prontos para os nãos que podemos receber – e com certeza vamos ouvir muitos – antes de conseguir algo.

Dessa forma, antes de tudo se planeje.

Tenha uma reserva confortável para viver os meses de transição. Avalie a sua vida profissional e pessoal para realmente chegar ao fundo do desejo de trocar de carreira.

A motivação é financeira? Alinhamento com a empresa? Questões sociais ou de saúde? Saber isso é indispensável para realmente entender se trocar de carreira é o que você quer e precisa.

Se a resposta for sim, podemos prosseguir.

2 – Estude a área para onde deseja ir

Entender a nova carreira é essencial. (Foto: Freepiks)

Em segundo lugar, antes de escolher a nova carreira estude muito a área para onde irá. É de extrema importância conhecer o mercado onde entrará, a concorrência que enfrentará, o que as empresas do setor desejam de um profissional e potenciais ações que você precise tomar.

Por exemplo, nos meses transitórios pode ser uma boa ideia fazer alguns cursos de capacitação que tornarão a troca mais suave.

Outro motivo para isto é conhecer a fundo os pormenores do novo mercado. Durante os processos seletivos você se mostrará uma pessoa proativa e disposta a aprender se já tiver um conhecimento sólido da área onde está ingressando, mesmo que nunca tenha trabalhado nela.

Além disso, quanto mais conhecer a nova carreira mais encontrará os pontos comuns entre ela e as competências que você já possui. Isto sozinho lhe dará muitas ferramentas e argumentos do porque você é um boa contratação mesmo vindo de área diferente.

3 – Trabalhe a sua narrativa

Treine suas falas e como passa as informações para os recrutadores (Foto: Christina/Unsplash)

Tudo o que vivemos é uma história. Então se deseja mudar de carreira em 2023, faça com que a sua seja cativante, principalmente para as equipes de recrutamento.

Desenvolver sua narrativa profissional não é encher de floreios, muito menos mentir. Muito pelo contrário, sempre diga a verdade. O segredo é fazer isso de forma que agregue valor ao que você está dizendo e encante os potenciais contratantes.

  • Comece respondendo algumas perguntas:
  • Porque você está mudando de carreira?
  • De onde vem e onde deseja chegar?
  • O que motivou a escolha da área X e não a Y?
  • Quais desafios imagina que enfrentará na nova ocupação e está preparado para lidar com eles?
  • Como poderá contribuir para a empresa com as habilidades que traz da carreira anterior?

Além disso, trabalhe sua fala. Ensaie sozinho e com outras pessoas e peça o feedback delas. Tenha na ponta da língua suas motivações e objetivos. Para se destacar tudo é válido! Inclusive criar um currículo que corrobore e contribua para sua história.

4 – Esteja pronto para abrir mão de certas coisas

Se prepare para as frustações. (Foto: Towfiqu barbhuya/Unsplash)

Lembre-se que você está mudando totalmente de área. Assim sendo, é quase que começar de novo no mercado de trabalho. Inevitavelmente será preciso abrir mão de algumas coisas.

Provavelmente você começará atuando em um cargo iniciante, por mais que ocupasse funções superiores no emprego anterior. O salário inicial pode ser mais baixo também, afinal você é novato com experiência zero nesta área.

E, acima de tudo, esteja pronto para errar. E muito. Não importa o quão expert você era na sua função, ao iniciar em uma nova carreira você será novamente um aprendiz, por mais que queira pensar o contrário.

5 – Se mantenha atualizado

Estude bastante sobre a nova área de atuação. (Foto: Freepik)

Por fim, se manter atualizado nunca sairá de moda independentemente da carreira. Acompanhe as novidades da sua nova área, se interesse e busque trazer ideias novas à mesa. Leia muito e sobre tudo que cerca a sua nova carreira, não apenas o delegado à você.

Tal qual na nossa segunda dica, se mostrar alguém interessado no que faz é uma das habilidades mais valorizadas. Na era da informação e do digital em que vivemos, com tanta coisa sendo descoberta e inventada diariamente, se manter atualizado é uma necessidade!

Com esta e as nossas demais dicas você tem tudo o que precisa para mudar de carreira em 2023 e obter o sucesso que tanto deseja.

Deixe um comentário