A Europa é um continente notável, em especial por ter sido palco da Revolução Industrial e da própria era moderna. De contrastes, o continente europeu mostra quanta prosperidade e democracia possui, muito embora você também se depare com conflitos étnicos, ditaduras e pobreza.
Situada no noroeste da Terra, a Europa é um dos continentes mais pequenos: são cerca de 10 milhões de quilômetros quadrados. Contudo, 11% da população do planeta reside nesse continente – sendo considerado o quarto mais populoso do mundo.
Descubra mais sobre o continente europeu, quais são seus países e as informações mais bacanas sobre alguns deles!
Países que formam a Europa
O continente europeu é gigante em termos de história, riquezas e cultura, afinal ele teve influência direta na construção da sociedade que existe hoje.
Chamado de Velho Continente, a Europa passou por muitos períodos de impérios, começando pelos gregos que espalharam a cultura pelo resto do próprio continente e do mundo. O território europeu também foi dominado por romanos, árabes, espanhóis, francos, entre outros impérios curiosos.
O que se destaca na Europa foram as duas guerras mundiais, a criação da União Europeia e a quantidade de países que se situam nesse continente. Tudo o que a Europa é hoje diz respeito aos 49 países que a integram. Especificamente: são 49, divididos nesse espaço de pouco mais de 10 milhões de quilômetros quadrados!
Das 49 nações, o maior país é a Rússia – 37% da área total do continente – e o menor é a Cidade do Vaticano – com menos de meio hectare. Veja a lista completa dos países pertencentes à Europa, em ordem alfabética:
- Albânia;
- Alemanha;
- Andorra;
- Armênia;
- Áustria;
- Azerbaijão;
- Bélgica;
- Bielorrússia;
- Bósnia;
- Bulgária;
- Chipre;
- Croácia;
- Dinamarca;
- Eslováquia;
- Eslovênia;
- Espanha;
- Estônia;
- Finlândia;
- França;
- Geórgia;
- Grécia;
- Hungria;
- Irlanda;
- Islândia;
- Itália;
- Letônia;
- Liechtenstein;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Malta;
- Moldávia;
- Mônaco;
- Montenegro;
- Noruega;
- Países Baixos;
- Polônia;
- Portugal;
- Reino Unido;
- República da Macedônia;
- República Tcheca;
- Romênia;
- Rússia;
- San Marino;
- Sérvia;
- Suécia;
- Suíça;
- Turquia;
- Ucrânia;
- Vaticano.
Independentemente do tamanho de um país situado na Europa, é possível notar que a qualidade de vida e os índices sociais são interessantíssimos.
Saiba mais sobre os países da Europa
Os países da região centro-oeste da Europa são considerados os mais desenvolvidos do continente, em especial pela expectativa de vida longa, índice mínimo de criminalidade e a quase inexistência do analfabetismo.
Quando se fala em turismo, a Europa é uma fonte de opções. A França é o destino mais escolhido e visitado nesse continente, seguido por Espanha, Itália, Reino Unido e Alemanha.
Infelizmente, muitas pessoas apenas optam em visitar os países mais conhecidos e perdem cidades maravilhosas em nações menores – vale a pena dar uma chance para todas elas e surpreender-se com cada história, como a cultura que transborda em cada um desses países.
Conheça um pouco sobre os principais e mais conhecidos países da Europa, a seguir.
França
Sua capital, Paris, é tudo aquilo (e muito mais) que você já ouviu por aí. O país, principalmente sua capital, exala charme e beleza diferenciada, graças à sua arquitetura. São símbolos a Torre Eiffel e o Museu do Louvre. Uma dica é você aproveitar a cidade na primavera, época mais tranquila, e quando as plantas começam a florescer.
Itália
A capital é Roma, que se destaca pela história. Uma das cidades mais populosas da Europa, a capital italiana, é a opção perfeita para quem gosta de arte, cultura e arquitetura. Monumentos? Você irá encontrar diversos – não deixe de conferir o Coliseu, a Basílica de São Pedro, o Panteão e a Fontana di Trevi.
Portugal
A capital é Lisboa, um local atraente para os brasileiros, isso porque a culinária local conta com pratos muito populares aqui no Brasil, como os pastéis de Belém, o bacalhau e a sardinha.
Não somente isso, mas Portugal como um todo tem estilos diferenciados na arquitetura, além de possuir diversos museus e galerias de arte.
Alemanha
O país é bastante conhecido pelo seu papel na Segunda Guerra Mundial, assim como sua própria capital, Berlim, ter sido palco da construção do Muro de Berlim. Por isso, história é o que não vai faltar no seu roteiro.
Se você gosta de um pouco de agito, saiba que a capital conta com várias atrações modernas. Não esqueça de provar a cerveja alemã e, se possível, visitar o país entre os meses de maio e outubro, para ter um período mais agradável em termos climáticos.
Espanha
O coração do país – que é também sua capital – é Madrid. A Espanha é conhecida por sua mistura entre passado histórico e modernidade. Assim, da mesma maneira que Portugal, você encontrará diversos museus de arte e movimentos culturais interessantes.
O país possui regiões autônomas e comunidades que valem a pena o turismo. Não esqueça de observar os delírios arquitetônicos de Gaudí, em Barcelona.
Inglaterra
Sua capital é Londres e sua visita é praticamente obrigatória. Londres é aquele tipo de cidade em que tudo tem história e os londrinos fazem questão de manter isso eternamente. Se você tiver interesse, que tal aproveitar os 200 museus da capital? Se não tiver paciência para tudo, dê um passeio na roda-gigante London Eye, visite o Palácio Westminster – e não esqueça o Big Ben!
Holanda
Mistura de vanguarda e modernismo: é assim que se define a capital Amsterdã. A Holanda é lembrada pelos moinhos e pelas tulipas, mas sua capital logo se transforma por canais, bicicletas e casas antigas, sem contar a alegria do povo e das festividades.
O que se destaca no país é a tolerância religiosa e social, o que faz com que muitas pessoas visitem o local em busca de um “refúgio” em relação a outras nações que podem ser mais inflexíveis em alguns assuntos.
Suécia
Charme não falta na capital Estocolmo, que está sobre 14 ilhas incríveis e com arquitetura em boa preservação, principalmente pelos edifícios históricos e pelas inúmeras pontes.
A capital é conhecida como Veneza do Norte, pois caracteriza-se pela limpeza, segurança e organização.
Bélgica
Embora não muito procurada ou visitada, sua capital, Bruxelas, estampa uma beleza fascinante.
Bruxelas é a capital da União Europeia e, por isso, é um destino muito procurado para negócios. Além disso, a cidade é a capital da cerveja e você não pode deixar de provar os chocolates e waffers do local. Os maiores museus de miniaturas de carros antigos são um destaque da cidade, também.
A vontade de viajar para a Europa aumenta só lendo sobre o continente, não é mesmo? Embora esses sejam os destinos mais populares, não deixe de conferir as outras nações, suas características e seus diferenciais, afinal, uma delas pode combinar ainda mais com sua personalidade.