Alta Idade Média e Baixa Idade Média: características e diferenças

A Idade Média foi um período de grandes acontecimentos e também transformações. Só que esta fase da história foi dividida em duas. Confira as características e diferenças da Alta Idade Média e a Baixa Idade Média.

Quando foi a Idade Média?

A Dama e o Unicórnio, tapeçaria medieval de autor desconhecido (Imagem: Domínio Público/Common Creative License)
A Dama e o Unicórnio, tapeçaria medieval de autor desconhecido (Imagem: Domínio Público/Common Creative License)

A Idade Média é um período da história que vai de 476 a 1453. O começo é marcado pela destituição de Rômulo Augusto do trono romano e vai até a conquista de Constantinopla por parte dos Otomanos.

Já a divisão desse período acontece em duas fases. A Alta Idade Média, que aconteceu entre os séculos V e X, e a Baixa Idade Média, que vai do século XI até o XV. 

A Alta Idade Média 

A principal característica da Alta Idade Média é o surgimento do feudalismo. Foi um período de intensa produção agrária em que os senhores feudais centralizaram o poder. 

Este cenário trouxe uma nova classe social, a da nobreza. Um poder passado de geração para geração. Consequentemente, a servidão também era algo hereditária neste período.

 A Alta Idade Média teve como característica também a expansão do poder da Igreja. A mesma se espalhou por toda a Europa, incluindo a cristianização dos povos germânicos e povos nórdicos. 

Outro grande acontecimento foi o desenvolvimento da filosofia patrística

Você também pode gostar de ler:
Feudalismo: Talha, Corveia e Banalidade

Baixa Idade Média

Já a Baixa Idade Média se destaca justamente pelo enfraquecimento desse feudalismo. Acontece um fortalecimento do comércio e também o aumento da população na vida urbana.

A Igreja, por sua vez, amplia seu poder e ocorre o período da Inquisição e também das cruzadas, o que demonstra a capacidade de imposição das suas vontades. 

Durante a Baixa Idade Média acontece também uma das maiores epidemias da história mundial, a peste negra. Estima-se que tenha matado um terço da população da Europa entre os anos 1346 e 1353.

Por outro lado, na parte final da Baixa Idade Média é que surgem as primeiras universidades e a Imprensa. Já a Filosofia em destaque era a Escolástica.

É quando acontece também o surgimento de uma nova classe social: A burguesia

Você também pode gostar de ler:
Quem foi a Burguesia na Idade Média?

Referências

Com informações de AppPublico e Uninta

Deixe um comentário