Alimentos ricos em Proteína: lista dos principais e importância

A proteína é um nutriente muito importante, e é algo que precisamos obter o suficiente a cada dia. Ela ajuda o corpo a crescer, reparar tecidos após lesões, manter os órgãos funcionando corretamente e manter a massa muscular.

Alimentos ricos em proteínas

As proteínas também estão envolvidas em muitas outras funções corporais incluindo a produção de hormônios, coagulação do sangue e regulação do nível de pH do corpo (certificando-se de que seja ácido o suficiente para a digestão).

Elas são encontradas em muitos tipos diferentes de alimentos e também há muitas opções em vegetais verdes, como espinafre ou couve, que contêm muitas proteínas sem nenhum produto animal.

Listamos abaixo os principais alimentos que são ricos em proteínas:

1. Carne bovina

A carne bovina é uma das melhores fontes de proteína para os vegetarianos, bem como para os consumidores de carne. É também uma das melhores fontes de ferro e zinco.

2. Frango

O frango é uma boa fonte de ferro, vitaminas B, fósforo, selênio, zinco e vitamina D. É também uma excelente fonte de niacina (vitamina B3), tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2) e folato.

3. Ovos

Alimentos ricos em Proteína lista dos principais e importância (Imagem: Morgane Perraud/Unsplash)
Alimentos ricos em Proteína lista dos principais e importância (Imagem: Morgane Perraud/Unsplash)

Os ovos são uma grande fonte de proteína, com 6 gramas por ovo. Eles também são uma boa fonte de vitaminas e minerais, incluindo colina (um nutriente que pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas), vitamina B12 e selênio.

Mas eles são ricos em colesterol (um ovo grande contém 224 mg), por isso é importante comê-los com moderação. Se você tem diabetes tipo 2 ou pressão alta, limite seu consumo de ovos a três por semana – mais pode aumentar seu risco de desenvolver doença coronariana ou acidente vascular cerebral.

Além das proteínas, os ovos contêm gorduras benéficas chamadas ácidos graxos ômega-3 que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo e proteger contra alguns tipos de câncer.

4. Peixes e frutos do mar

Peixe e frutos do mar são uma grande fonte de proteína, mas muitas variedades também são ricas em ácidos graxos ômega-3, que comprovadamente promovem a saúde do coração. O peixe e os frutos do mar podem ser consumidos como uma refeição ou lanche, ou até mesmo adicionados a saladas ou sanduíches.

5. Ervilhas e lentilhas

Ervilhas e lentilhas são grandes fontes de proteína, fibra, ferro e vitamina C. Uma meia xícara de ervilhas cozidas tem 5 gramas de proteína e 2 gramas cada uma de fibra e ferro. As lentilhas contêm 6 gramas por xícara cozida. Tanto as ervilhas quanto as lentilhas também têm baixo teor de gordura e menos de 1 grama de sódio cada uma por porção.

Você também pode gostar de ler:
Alimentos transgênicos – O que são? Polêmicas e Como distinguir

Deixe um comentário