O que é Anacronismo Histórico? Entenda os perigos de se cometer um!

O revisionismo histórico e o acesso cada vez mais fácil a fatos do passado têm resultado no chamado anacronismo histórico. Confira neste artigo os perigos de se repetir isso e saiba o que é anacronismo histórico e alguns exemplos disso.

O que significa Anacronismo?

A palavra anacronismo vem do grego e significa “fora do tempo” ou “contra tempo”. Portanto, um erro de análise pelo ponto de vista cronológico dos fatos. 

O que é Anacronismo histórico?

Anacronismo histórico é simplesmente fazer avaliações sobre acontecimentos e ideias de uma outra época com base na visão do Mundo atual

Portanto, é você não considerar qual era a realidade do outro tempo, o que era tradicional e aceito de acordo com a realidade daquela sociedade.

Os erros do anacronismo

É preciso ter cuidado para não enxergar o anacronismo como a famosa “passada de pano”, termo que se popularizou na rede recentemente.

Isso porque não se trata de tolerar o que foi feito no passado, e sim não ignorar que determinadas reflexões e entendimentos só aconteceram posteriormente a este fato histórico. 

Portanto, alguns conceitos como razão, igualdade e democracia foram transformados ao longo do tempo. 

No entanto, isso não significa que você não deva fazer a avaliação sobre o comportamento de algum personagem histórico. Apenas não cometer o erro de ignorar a realidade a que estava inserido.

Isso porque, se não tomar este cuidado, poderá condenar alguém por um fator que na época sequer se tinham conhecimento.

Outro erro do anacronismo também é o caminho inverso. Analisar fatos do passado e utilizá-los como argumento para exigir que o comportamento atual seja similar. Novamente ignorando todas as transformações que ocorreram na sociedade, as novas ideias e necessidades da população.

Anacronismo no passado

Apesar de atualmente termos mais casos de anacronismo devido a tantas transformações que o Mundo já passou, isso não se trata de algo novo.

Ainda no século XVIII, os iluministas interpretavam a Idade Média como a “Idade das Trevas”, por considerar um período de pouca evolução das sociedades devido as crenças e religiosidade. 

Por conta disso, desmereceram todas as transformações que aconteceram no período medieval. 

Referências

Com informações de Unirio, JournalsEducapes.

Deixe um comentário