Já parou para pensar, quais são as habilidades que o ajudarão a se destacar no mercado de trabalho? Encontrar um emprego tem se tornado cada vez mais difícil devido a grande concorrência do mercado. Por isso que é importante saber quais habilidades os empregadores mais valorizam.
Trabalho em equipe
O trabalho em equipe é feito por um grupo de pessoas que trabalham juntas para atingir um objetivo comum. Não se trata de ser simpático ou de ser capaz de comprometer-se, m as sim de conseguir fazer as coisas no coletivo. Ou seja, quando você trabalha em equipe, você precisa ser capaz de se dar bem com pessoas que são diferentes de você, que têm ideias e maneiras diferentes de fazer as coisas.
Além disso, o mais importante quando se trata de trabalho em equipe é a comunicação: certifique-se de que você está se comunicando clara e efetivamente com seus colegas de trabalho para que eles saibam o que precisam fazer e como podem obter ajuda se precisarem. Desde que todos na equipe saibam em que ponto estão, então tudo deve correr bem!
Gerenciamento de tempo e organização
Ao usar as técnicas certas para gerenciar e organizar estrategicamente o tempo, qualquer um consegue entender o planejamento das tarefas para melhor executá-las. Para isso, algumas dicas são indispensáveis:
- Identifique seus objetivos e estabeleça prazos;
- Compensar-se com prazos realistas;
- Escreva as coisas;
- Não coloque muitas tarefas ao mesmo tempo;
- Marque um tempo para realizar certas tarefas;
- Mantenha o controle de suas atividades diárias para poder planejar melhor para o futuro;
- Não tenha medo de pedir ajuda, mas não tenha medo de dizer não às coisas para as quais você não tem tempo!
Comunicação eficaz
A comunicação eficaz também significa compreender como nos comunicamos. Você quer se concentrar em ser claro no que diz, para que seu significado não seja mal interpretado pelos outros ou perdido por causa de distrações tais como ruído ou sinais de linguagem corporal como contato visual ou expressões faciais.
Para comunicar efetivamente com os outros (seja por e-mail, telefonema, mensagem de texto ou pessoalmente), precisamos primeiro estabelecer uma base sobre a qual nossas palavras possam ser construídas: confiança e respeito pelos sentimentos e pensamentos uns dos outros (mesmo que sejam diferentes dos nossos).
Além disso, para uma comunicação eficaz é preciso saber ouvir. A escuta não é apenas uma atividade passiva. A escuta é um processo ativo. Significa compreender o significado por trás do que alguém está dizendo, não apenas ouvir as palavras que usa.
Escutar pode ser difícil em um ambiente barulhento porque você não pode ouvir tudo perfeitamente e pode ter que se concentrar mais no que eles estão dizendo do que em outras coisas ao seu redor. Ouvir não é apenas ouvir, mas também responder adequadamente quando alguém fala com você – seja com palavras, sons ou mesmo gestos (como acenar com a cabeça).
Capacidade de liderança e tomada de decisão
Liderança é tomar boas decisões e ser capaz de ficar por trás delas. Mas também se trata de garantir que os membros de sua equipe estejam envolvidos em todos os processos de tomada de decisão, quer você esteja conduzindo uma reunião ou tentando fazer com que um grande projeto aconteça.
É importante lembrar que, como líder, você é responsável por cada decisão tomada por sua equipe. Isto significa que se alguém de sua equipe toma uma má decisão, cabe a você decidir como lidar com essa situação. Além disso, é importante notar que mesmo que você possa ter uma palavra a dizer na tomada de algumas decisões dentro de seu grupo, isto não significa que você sempre consegue o que quer!
Você ainda precisa aceitar o que quer que saia destas reuniões porque todos os outros membros de sua equipe têm o mesmo direito de participar também dos eventos de formação.
Resolução de problemas
As habilidades de resolução de problemas são fundamentais para o sucesso pessoal, profissional e acadêmico. Saber como resolver problemas é importante em todos os aspectos da vida, pois eles são inevitáveis. Portanto, você os enfrentará ao longo de sua vida e é importante que você saiba como lidar com eles de forma eficaz. Sua capacidade de resolver qualquer problema que surja em seu caminho determinará se você terá ou não sucesso em determinada situação.
Para que as habilidades de resolução de problemas de um indivíduo se tornem mais fortes e eficientes com o tempo, elas devem ter a oportunidade de praticar com problemas desafiadores. Ao fazer isto repetidamente ao longo do tempo, os indivíduos podem desenvolver sua capacidade de resolver problemas muito mais rapidamente do que se não recebessem este tipo de prática durante seus anos de escolaridade.
Isto poderia resultar em notas mais baixas em testes padronizados devido à falta de familiaridade com este tipo de questões dentro de um ambiente de teste
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