Os conteúdos de História no Enem variam todos os anos, porém, aqui você encontra 7 assuntos pra ter na ponta da língua e ir bem na prova. Confira abaixo o que mais cai em História no Enem.
Idade Média
Cronologicamente o primeiro assunto que mais cai em História no Enem é a Idade Média. Portanto, estude sobre a organização social da época, as principais batalhas e também sobre as Cruzadas.
Segundo Reinado
Já da história brasileira, o assunto mais frequente é sobre o Segundo Reinado. Por isso, é fundamental entender como ocorreu a Guerra do Paraguai e os desdobramentos dela para a crise da monarquia. É importante também saber sobre as leis abolicionistas e a luta dos escravizados pela liberdade.
República Velha
Do século XX, a história do Brasil vive a República das Oligarquias, que é um tema que você precisa ter na ponta da língua.
Portanto, saiba como foi a política do “Café com Leite” e como funcionava o voto de cabresto.
Estude também sobre os movimentos sociais da época, como a Revolta da Chibata, Revolta da Vacina e o Tenentismo.
Era Vargas
Já o que mais cai em História no Enem do período Vargas é sobre a forma que Getúlio chega ao poder, as conquistas trabalhistas e o direito do voto feminino. É importante também compreender sobre a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.
Segunda Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial, de modo geral, também é um assunto frequente no Enem. Portanto, você precisa estar preparado sobre as questões geopolíticas da época e os posicionamentos ideológicos dos países envolvidos no conflito.
Ditadura Militar
A Ditadura Militar também é um tema muito comum no Enem. É preciso entender como ocorreu o Golpe e os efeitos dos Atos Institucionais, especialmente o Ai-5.
Domine também sobre os movimentos de resistência à Ditadura e das Diretas Já.
Nova República
Do período recente que mais cai em História no Enem é a fase da Nova República.
Nesta parte é fundamental compreender como foi feita a Constituição de 1988, que está vigente até hoje.
Em seguida, é preciso ler sobre a inflação existente no Brasil, o movimento “Caras Pintadas”, o Plano Real e a política de privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso.
Você também pode gostar de ler:
Como o Brasil Império é cobrado na prova do Enem?