Ecologia populacional é o estudo das populações, da dinâmica populacional de uma determinada espécie dentro de seu ambiente e como esses níveis são mantidos.
Ecologia das populações
A ecologia populacional é o estudo das populações animais, especialmente quando a reprodução, mortalidade, migração e abastecimento alimentar são fatores importantes em sua dinâmica. A ecologia populacional é usada para tratar de problemas como:
- Alocação de recursos escassos, como terra, água e alimentos;
- Bem-estar humano;
- Gestão de populações de animais silvestres;
- Sistemas ecológicos como rios e lagos.
O que são interações ecológicas?
As interações ecológicas são as maneiras pelas quais os organismos afetam uns aos outros, tanto negativa quanto positivamente, em seus ambientes. O ambiente pode ser definido por limites físicos, como um rio ou oceano, ou pode ser definido como a área ao redor de plantas e animais em terra, leito marinho e todas as outras formas de vida.
As interações ecológicas incluem o fluxo gênico e as adaptações (hierarquias e altruísmo). Estes termos são utilizados de uma forma mais específica do que os outros dois termos: hospedeiro-parasita e mutualismo.
Como os indivíduos interagem e competem em um ecossistema
Os organismos individuais de um ecossistema competem por recursos limitados, tais como alimentos e abrigo. Esta competição resulta em mudanças evolutivas, às vezes levando ao desenvolvimento de novas espécies e até mesmo de grupos inteiros de organismos.
A interação entre indivíduos em um ecossistema determina a densidade populacional das espécies e seus comportamentos. Por sua vez, a competição entre eles regula a estrutura da comunidade e pode determinar se ela evolui ou desaparece.
Predadores caçam presas, dispersores se deslocam para novos territórios, parasitas atacam hospedeiros e plantas combatem herbívoros de insetos. As trocas de energia são importantes nos ecossistemas porque reproduzem as condições gerais.
A natureza da competição em um ecossistema natural é extremamente diversificada. Há muitas maneiras diferentes de organismos individuais competirem por recursos e territórios, e como esta competição afeta a estrutura ou o sucesso de um ecossistema nem sempre é óbvia.