Métodos infalíveis que te farão concentrar melhor nos estudos

Não é fácil fazer os estudos renderem, especialmente com tantas distrações que nos cercam hoje em dia. Mas há muitas coisas que podemos fazer para nos ajudar a tirar o máximo proveito das disputadas horas do nosso dia. Estes métodos infalíveis vão te ajudar a se concentrar melhor nos estudos e garantir os resultados desejados!

7 dicas para se concentrar melhor nos estudos

Confira abaixo algumas dicas preciosas que vão te ajudar a se concentrar melhor nos estudos.

1 – Criar um ambiente tranquilo e sem distrações

O primeiro passo para se concentrar verdadeiramente nos estudos é ter um local preparado para isso. Seja em casa, na faculdade, biblioteca, em um café ou parque, o importante é você conseguir manter seu foco naquilo que está fazendo.

Mas nem tudo depende da gente. Muitas vezes algum vizinho está fazendo barulho, ou o trânsito está especialmente pesado no dia. No entanto, é essencial controlarmos aquilo que podemos.

Fique atento a coisas como música, TV ou lives. Por mais que você esteja acostumado a estudar enquanto algo passa no plano de fundo, isto pode estar prejudicando o seu rendimento. Tente estudar alguns dias sem isso e avalie os resultados.

2 – Definir objetivos claros e ter uma rotina

Um plano de estudos faz toda a diferença. Ele te ajudará a focar exatamente naquilo que precisa, baseado no objetivo que tem em mente, seja para passar de ano, semestre, fazer o ENEM ou prestar um concurso.

Junto de um objetivo bem definido, é preciso desenvolver uma rotina de estudos que funcione especificamente para você. Afinal, nem todo mundo acorda às 7 horas da manhã já disposto ou consegue aproveitar a madrugada como uma coruja.

Para isso, use as primeiras semanas para entender como você e seu corpo funcionam. É preciso primeiro aprender os horários nos quais você está mais produtivo e concentrado para então montar o cronograma perfeito.

3 – Manter-se hidratado e alimentado é essencial para se concentrar melhor nos estudos

“Mente sã, corpo são”, já dizia o poeta romano Juvenal.

Este não é apenas um conselho carismático, é biologia e medicina. Nosso cérebro é responsável por cerca de 20% do consumo de energia do corpo em um dia normal. Imagine o quanto ele precisa durante uma sessão intensa de estudos?

Por isso, você já sabe – mantenha sempre uma garrafa de água por perto e faça pausas regulares para comer algo.

4 – Desenvolver técnicas para aliviar o estresse e aumentar a concentração

Estresse é algo real e que, quando não liberado, se acumula e pode até mesmo te deixar doente. Mas, antes disso, irá minar suas forças e acabar com sua concentração dia após dia.

Por isso, aprenda a aliviar o estresse com práticas como meditação, esportes, convívio social ou o que mais funcionar para você. E sempre busque ajuda psicológica profissional para te ajudar neste processo de autoconhecimento, não apenas quando as coisas estiverem feias.

5 – Manter uma postura correta

Estudar pode ser um esforço danado para o cérebro, mas não se engane, para o corpo não é diferente. Isto porque ficar sentado na mesma posição por horas é super desgastante, especialmente para partes do corpo como a coluna, pescoço e pernas.

O primeiro passo para evitar lesões futuras ou dores é aprender a postura correta a ficar durante os estudos. É difícil se acostumar, mas vale a pena no longo prazo. 

E não se esqueça de fazer pelo menos uma pausa de 15 minutos a cada uma hora e meia de estudos!

6 – Limitar o uso de dispositivos eletrônicos

Esta dica poderia ser incluída na nossa primeira mas vale um tópico específico. 

Todos sabemos como smartphones podem nos distrair, especialmente se a cada minuto uma nova notificação apitar e acender a tela. Isto acaba com o foco e seu rendimento ao longo das horas.

Por isso, desligue o celular! Tudo bem, pode apenas deixá-lo longe de você enquanto estuda. Caso use o celular para estudar, desative todas as notificações. O mesmo vale para tablets e computadores.

7 – Descansar o suficiente

Por fim, provavelmente a dica mais valiosa para qualquer pessoa que queira se concentrar melhor nos estudos é dormir bastante. Um corpo descansado terá energia e disposição suficiente para estudar todos os dias.

Mas não apenas isso, é durante o sono que o conhecimento realmente será fixado na mente. Se você não dormir bem e por, pelo menos, 7 horas seguidas, de nada adianta estudar o dia inteiro.

Melhor dizendo, não estude o dia inteiro! A rotina de estudos deve ser saudável e lhe dar tempo para curtir outras atividades. Pode acreditar, só assim os estudos renderão frutos.

Deixe um comentário