Os empreendedores mais bem-sucedidos são aqueles que podem pensar estrategicamente e planejar seus negócios de acordo com isso. Portanto, a capacidade de planejar estrategicamente seus negócios lhe permitirá alcançar seus objetivos e evitar obstáculos ao longo do caminho.
Entenda o que é um planejamento estratégico
O planejamento estratégico é um processo que envolve a análise de todos os aspectos de um negócio, desde seus pontos fortes e fracos até suas metas e objetivos. Ele o ajuda a concentrar-se no que é mais importante em sua organização para que você possa tomar decisões informadas sobre a melhor maneira de seguir adiante.
É um processo que deve ser empreendido regularmente, pois você enfrenta novos desafios e oportunidades em seus negócios. A capacidade de adaptar-se e mudar de rumo conforme necessário é crucial para o sucesso em qualquer empreendimento comercial.
É importante que os empresários saibam que tipo de planejamento estratégico funciona melhor para eles, porque pessoas diferentes têm abordagens e recursos diferentes à sua disposição. Portanto, o segredo para que seu empreendimento tenha sucesso é ter um planejamento estratégico bem definido e executado.
Para que pode ser usado o planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é um processo contínuo e dinâmico que requer que as organizações reavaliem continuamente sua posição estratégica em função das oportunidades e ameaças emergentes. Ele também permite que as organizações determinem se estão no caminho certo para atingir seus objetivos estratégicos.
É importante para qualquer empreendedor ter um plano estratégico que o ajude a atingir seus objetivos. Um plano estratégico pode ser usado para isso:
- Mapear a visão, a missão e os valores de sua empresa;
- Estabelecer metas para o futuro do seu negócio (e como você chegará lá);
- Identificar oportunidades de crescimento e expansão;
- Determinar onde você quer estar dentro de 5 anos (ou 10 ou 20).
Como fazer um planejamento estratégico?
O processo envolve o estabelecimento de metas, a identificação de ameaças e oportunidades e a definição de ações para alcançar as metas. O processo de planejamento estratégico normalmente inclui os seguintes passos:
1. Visão
O primeiro passo no processo é criar uma visão convincente que inspire as pessoas e as motive a alcançar algo maior do que elas mesmas. Isto pode ser feito através de sessões de brainstorming ou workshops onde os participantes são solicitados a responder perguntas como “Como gostaríamos que nossos clientes nos vissem?” ou “O que queremos que nossos clientes pensem quando ouvirem nosso nome de marca?”.
2. Formulação de política
As políticas são ações que uma organização toma para atingir suas metas e objetivos. Elas fornecem orientação para a tomada de decisões dentro de uma organização e definem como ela irá operar no dia a dia em condições normais.
3. Identificar as principais questões e oportunidades:
Identificar as questões mais importantes que sua organização enfrenta, incluindo fatores externos (tais como condições de mercado e atividade da concorrência) e fatores internos (tais como disponibilidade de recursos e capacidade de desenvolvimento de produtos).
4. Defina objetivos
Uma vez identificadas suas questões-chave, defina metas específicas que abordem estas questões, ou seja, os “objetivos” de sua organização. Os objetivos podem ser operacionais (por exemplo, aumentar as vendas em 5% por ano) ou estratégicos (por exemplo, tornar-se um líder em nosso mercado). Além disso, seu objetivo deve ser SMART, ou seja, específico, mensurável, alcançável, realista e limitado no tempo (dentro de três anos).
5. Considere o que torna seu negócio único
Identifique suas principais competências, aquelas coisas que só você pode fazer bem e concentre-se em fortalecê-las através da inovação. Por exemplo, se você é um contador que também fornece serviços de contabilidade, considere expandir suas ofertas para incluir o processamento de folha de pagamento, o que poderia ajudar a atrair mais clientes e aumentar as receitas.
6. Estabeleça metas baseadas em análise de dados e pesquisa de mercado
Considere se é provável que os clientes comprem novas ofertas ou se, em vez disso, prefeririam preços mais baixos, então crie estratégias de acordo. Ou seja, as metas devem ser baseadas nos resultados da pesquisa de mercado e não na intuição.
Fatores que podem afetar a eficácia do planejamento estratégico
Os seguintes fatores podem afetar sua capacidade de ser bem-sucedido no planejamento estratégico:
- Sua capacidade de estabelecer metas;
- Seu nível de comprometimento com esses objetivos;
- Sua disposição para assumir riscos e fazer mudanças conforme necessário;
- A quantidade de tempo gasto em planejamento estratégico.
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