Confira neste artigo o que foi a Revolta do Forte de Copacabana. Conheça as causas deste movimento e os impactos para o fim da República Velha e o surgimento de uma nova política no Brasil.
O que foi a Revolta do Forte?
A Revolta do Forte de Copacabana foi um movimento militar ocorrido no Rio de Janeiro em 1922, durante o governo de Artur Bernardes. A revolta foi liderada por jovens oficiais do exército, que se insurgiram contra o governo e a política oligárquica da República Velha.
Contexto histórico
A Revolta do Forte de Copacabana ocorreu durante o governo de Artur Bernardes e no contexto da chamada “República Velha” do Brasil. Esse período foi caracterizado pela hegemonia política das oligarquias cafeicultoras, que controlavam o poder político e econômico do país.
No entanto, essa hegemonia começou a ser contestada por diversos movimentos sociais, como o operário e o tenentista. Formado por jovens oficiais do exército, eles defendiam a modernização do país e a redução do poder político das oligarquias.
Além disso, o período era marcado por crises econômicas e políticas. Por exemplo, a queda dos preços do café no mercado internacional e a influência da Revolução Russa na política brasileira provocaram temores entre as elites locais.
Causas da Revolta do Forte
Uma das principais da Revolta do Forte de Copacabana era insatisfação com a influência política das oligarquias cafeicultoras.
Isso somou-se às dificuldades econômicas do final da década de 1910 e início da década de 1920.
Para completar, um grupo formado por jovens oficiais do exército passou a defender a modernização do país e a redução do poder político das oligarquias.
Além de chegar aqui o debate sobre as consequências da Revolução Russa de 1917.
Consequências
A Revolta do Forte de Copacabana teve diversas consequências políticas e sociais. Como, por exemplo, ter fortalecido o movimento tenentista contra à República Velha.
Aumentou ainda mais a insatisfação popular com o Governo e a luta por uma maior democratização do país.
Além de, posteriormente abriu o caminho para a ascensão de Getúlio Vargas e a implementação de um novo modelo político e social no Brasil.