Você sabia que comprar materiais recicláveis tem muito mais benefícios além dos ambientais? A conscientização com o meio ambiente está crescendo cada vez mais e, todos os dias, milhões de materiais são descartados de forma incorreta. Garrafas de refrigerante, latinhas, papelão e muitos outros itens que estão presentes no dia a dia podem ser reciclados.
A reciclagem evita que o ambiente seja poluído, contribuindo para diminuir o efeito estufa, o aquecimento global, os problemas com enchentes e muitas outras situações. Se você ainda não está convencido de que comprar materiais recicláveis é super vantajoso, então, confira as informações completas, aqui no Gestão Educacional!
[CONFIRA TAMBÉM: O QUE É RECICLAGEM E COMO FUNCIONAM OS PROCESSOS?]
Vantagens de comprar materiais recicláveis
A maior vantagem de optar por materiais recicláveis é contribuir com o meio ambiente, diminuindo a poluição do ar, do solo e da água. Consequentemente, essa atitude diminui uma série de problemas já existentes, como as enchentes e até os prejuízos com os animais.
Outra vantagem que torna a reciclagem atrativa é a redução dos custos. Em indústrias, optar por materiais reciclados ajuda a diminuir o custo com matéria-prima, afinal, não será necessário extrair mais material da natureza, já que será possível reaproveitar o que já foi utilizado. O alumínio, por exemplo, é praticamente 100% reaproveitado.
Em casa, essa atitude pode ajudar o consumidor a gastar menos na hora da comprar produtos, optando por embalagens retornáveis. Cada vez mais empresas estão aderindo ao trabalho com materiais recicláveis, o que gera mais emprego, aumentando a renda dos brasileiros e incentivando a economia como um todo.
Os materiais recicláveis também podem ser usados para arte. Muitos artesões já utilizam esse tipo de item como base para elaborar lindas peças decorativas – esse é o caso do artista Romero Brito. Comprar tais peças ajuda a tirar o lixo da natureza e ainda beneficia financeiramente o artesão.
Além disso, ao comprar materiais recicláveis, você estará:
- Preservando áreas verdes (ao usar papel reciclado, menos árvores precisam ser cortadas);
- Economizando e evitando a extração de nova matéria-prima (materiais reciclados evitam que menos matéria-prima seja retirada da natureza, como o caso da bauxita e do mercúrio para a produção de latinhas de alumínio);
- Colaborando com a limpeza e o meio ambiente (mais materiais recicláveis, menos lixo jogado na rua);
- Contribuindo para a economia (compra e venda de materiais recicláveis gera renda).
[CONFIRA, AQUI, MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS VANTAGENS DA RECICLAGEM]
O que pode ser reciclado?
Materiais como vidro, papel, papelão, plástico, qualquer tipo de metal podem ser reciclados. Todos esses elementos são recolhidos, passam por uma transformação e voltam ao consumidor como um produto ou uma embalagem novinha! Os itens mais reciclados são:
- Vidro:
- Potes de alimentos;
- Garrafas;
- Frascos de medicamentos;
- Cacos de qualquer objeto de vidro quebrado.
- Papel:
- Revista;
- Jornal;
- Caderno;
- Caixas de papelão;
- Qualquer tipo de embalagem de papel.
- Metal:
- Latinhas de alumínio (bebidas em geral);
- Pregos;
- Tubos de pasta de dente.
- Plástico:
- Garrafas pet;
- Sacolinhas.
Pneus, entulhos e até o lixo eletrônico também podem ser reciclados e utilizados para a construção de ruas ou, até mesmo, móveis de decoração (como o caso dos pneus). Já o lixo eletrônico é perigoso! Ele possui componentes que podem ser tóxicos. O ideal é que as peças sejam separadas e reutilizadas como matéria-prima na produção de novos itens.
Como fazer o descarte correto dos materiais recicláveis?
Essa conscientização já chegou em inúmeros locais do Brasil. Muitas cidades fazem sua parte, ofertando a coleta seletiva de lixo. Basta que as pessoas separem o seu lixo para fazer sua contribuição. Pode parecer pouco, mas você sabia que com uma latinha de refrigerante é possível fazer outra?
O alumínio e o vidro são materiais 100% recicláveis. No entanto, se jogá-los no lixo comum, esse material irá para os aterros sanitários e ficará lá até a decomposição – pode levar de 80 a 1.000 anos, no caso do alumínio. Já o vidro levará, no mínimo, 4.000 anos! É muito tempo, não é mesmo?
Se em sua cidade possui coleta de lixo seletiva, separe o seu lixo. Caso não tenha, verifique os locais onde você poderá deixar os materiais reciclados. Há pessoas, empresas e organizações que praticam essa ação, com o intuito de economizar a extração de matéria-prima e, consequentemente, preservar o meio ambiente. Procure em seu bairro ou sua cidade se já existe um projeto que realize a coleta, caso contrário, que tal criar um?!