As notas musicais são os elementos mínimos que formam o som. Quase todo mundo já as conhece: DÓ, RÉ, MI, FA, SOL, LÁ , SI. Elas podem ser produzidas de diversas maneiras, mas acontecem sempre pela vibração de moléculas que se propagam pelo ar. No espaço, por exemplo, onde não existe ar, o som não se propaga.
Por conta disso, as notas somente se formam por conta da movimentação das moléculas de ar. Por exemplo, nos violões, as cordas vibram e fazem todo o ar ao redor delas vibrarem na mesma frequência. Cada molécula faz com que as outras moléculas ao seu redor vibrem também, propagando, assim, o som. Essas vibrações chegam até o ouvido onde são emitidos sinais para o cérebro, que atribui som à cada uma delas.
As notas musicais podem ser reproduzidas por nossas cordas vocais, pelo som de flauta, piano, instrumentos de corda, bateria e, até mesmo, por aparelhos personalizados feitos em casa.
Para entender melhor como funciona o processo, veja, no vídeo abaixo, a captação da vibração por uma câmera de celular:
Acredita-se que o vídeo não é real e que não pode ser feita essa captação. Mas, mesmo assim, ele é útil para entender as diferentes vibrações e formações das notas musicais.
A altura do som é uma das características mais marcantes, determinada pelas vibrações. Se essas forem altas, o som será agudo; caso queira um som grave, elas deverão ser baixas. A altura é representada pela clave e pela posição da nota nas pautas. As notas, por sua vez, são representadas por “bolinhas ovais”, que ficam em diferentes alturas e são lidas da direita para a esquerda, resultando na harmonia – elas são necessárias para aprender a tocar os instrumentos musicais.
Quando existem duas notas em alturas diferentes, mas aparecem simultaneamente, temos o que chamamos de acordes, a base da harmonia.
Ainda, existem as pautas, que podem ser chamadas de pentagrama. Elas são as 5 linhas horizontais onde ficam localizadas as notas. Porém, encontramos mais detalhes sobre elas no tópico de partituras.
Qual as letras das notas musicais?
As notas podem ser representadas por mais de uma maneira diferente. É importante conhecer todas elas para conseguir fazer a leitura das músicas, bem como tocá-las. Se for tocar apenas como hobby e não profissionalmente, conhecer apenas as notas representadas por letras já é o suficiente.
Letras
Existe uma representação mais fácil para as notas musicais, que é feita por letras. Essa linguagem é universal, o que facilita que ela seja entendida por músicos do mundo todo. Existem 7 notas e, consequentemente, 7 letras, uma para cada. A representação foi criada visando facilitar a leitura e aumentar a velocidade do músico. Conheça, abaixo, as notas e letras correspondentes:
- Dó – C;
- Ré – D;
- Mi – E;
- Fá – F;
- Sol – G;
- Lá – A;
- Si – B (em Alemão – H).
Partitura
São aquelas 5 linhas contínuas, onde aparecem as notas musicais. A leitura pode ser um pouco demorada, mas, conforme você vai aprendendo, acostuma e consegue fazer mais rapidamente. Ela é bem mais detalhada e complexa do que a representação por letras, por isso, os iniciantes não precisam se preocupar tanto com ela e podem primeiro aprender de decorar as letras.
A partitura é a forma mais completa que existe para representar o som e deve ser aprendida por todo grande músico. Ela mostra harmonia, ritmo e melodia, por isso é tão importante.
As linhas são chamadas de pautas e cada uma serve para representar uma nota – como você pode observar na imagem:
Note que existem linhas a mais, elas representam outras oitavas (a primeira nota Dó e a última nota Lá), sendo chamadas de suplementares. Tais representações existem pois nas pautas cabem apenas 9 notas, que não são suficientes para representar todas as existentes.
Clave de Sol
A clave de Sol auxilia os músicos a localizarem todas as notas. Se você sabe onde está uma nota, poderá encontrar todas as outras – entenda mais visualizando a imagem abaixo.
Como você pode notar, a Clave de Sol começa na segunda linha, representando o Sol. A cada entre linha ou meio da linha é uma nova nota. Quando se perder, basta aumentar ou diminuir algumas notas que ficam na sequência – do, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.
Você deve estar se perguntando como saber de qual nota cada uma se trata nos aparelhos musicas. Por isso, existe o dó central, que fica bem no meio do instrumento musical.
No teclado, por exemplo, você localiza-o na divisão central das teclas, ou representando o Dó central com a sigla C4, e aumentando ou diminuindo o número para dizer em que oitava ele está.
No violão, você encontra o dó central na quinta corda da terceira casa, como na imagem:
É importante ressaltar que, no violão, a partitura fica deslocada uma casa, para facilitar a representação de todas as notas. Já o dó central do piano representa o dó da segunda casa. Então, em partituras, sempre utilize a clave de sol, juntamente com o número oito, para mostrar que a representação está deslocada uma oitava em relação ao piano. Porém, fique atento, pois nem todos os músicos fazem essa representação.