Você sabe quando começa o outono? Essa é a estação do ano conhecida como a “época das frutas”. As mais famosas que frutificam nessa fase, no Brasil, são: banana, maçã, laranja, abacate, pera, tangerina e limão.
O outono é uma estação em que as temperaturas são mais amenas, mas também, existe a possibilidade de mudanças bastante bruscas. As noites, geralmente, são mais longas do que os dias, mas o que realmente marca essa estação é a coloração das folhas das árvores que começam a ganhar uma nuance amarelada.
Outras características bem comuns do outono é a queda da umidade relativa do ar, a sensação de ar seco ao respirar, além de incidências, em algumas regiões, de ventanias e nevoeiros.
Quando começa o outono no Hemisfério Sul?
Países como Brasil, Argentina, Peru, Chile, Colômbia, Indonésia, África do Sul e outros localizados no hemisfério Sul presenciam essa bela estação do ano em:
- Começo – transição entre 20 e 21 de Março;
- Final – 20 de Junho.
O movimento da terra em torno do sol, em uma posição fixa inclinada, permite que, em determinada época do ano, o sol tenha intensidade no hemisfério Sul e, na outra, maior intensidade no hemisfério Norte. Ou seja, enquanto em um hemisfério é outono, no outro, a estação muda.
É no outono que acontecem a maioria das colheitas no campo, já que inúmeras das plantações começam a amadurecer.
Algumas pessoas associam esse período como nostálgico, pois, no geral, a tonalidade mais acinzentada que se prepara para o inverno começa a tomar conta, especialmente com frutos maduros e folhas caindo das árvores.
Contudo, o fato é que o outono é uma estação voltada para a natureza, em que alguns elementos se reciclam, dando vazão a um momento de transição.
No hemisfério sul, no final do outono, acontece o solstício de inverno. Tal nome é dado porque, nesse exato momento, o norte está inclinado em 23,5º na direção do sol, ou seja, está entrando no verão, enquanto que o sul passará pelo inverno.
[CONFIRA TAMBÉM: O QUE É SOLSTÍCIO DE VERÃO?]
Quando começa o verão no Hemisfério Norte?
Países da América do Norte, América Central, Europa, Ásia e outros, começam a presenciar a vinda do outono em uma época distinta de países do hemisfério sul, conforme explicado acima. Nesse caso, as datas são:
- Começo – transição entre 22 e 23 de Setembro;
- Final – 22 de Dezembro.
Diferente do hemisfério sul, onde há uma estação mais melancólica, para o norte, é alegre, isso porque essa é a estação que antecede o verão por lá.
A coloração das folhas das árvores puxam para o alaranjado e amarelo, caem no chão e conferem um belo cenário aos parques. Inclusive, nesses países, existem algumas tradições, como o festival da fotografia, festival do cinema e festival das luzes.
Na Suíça, as fazendas produtoras se tornam grandes atrações, são abertas ao público para venda de verduras, legumes e famosas abóboras para a festa de dia das bruxas. Ou seja, o outono é recebido com muita festa.
Existem algumas expressões populares que dizem que o outono no hemisfério sul é chamado de “Outono Austral”, em contrapartida, no Hemisfério Norte, é o “Outono Boreal”.
Embora seja uma estação um pouco esquecida por muitos, o outono é de extrema importância para a vida humana, já que é a época na qual as frutas amadurecem e as folhas caem para começar um novo ciclo.
Para os produtores rurais, é a hora de colher frutos que foram plantados, e isso estende-se para legumes e verduras, também.
Alguns especialistas em psicologia afirmam que o recomeço da natureza em um novo ciclo de cultivo também pode estender-se para a vida humana. Por isso, para muitos, o outono é considerado a estação das boas novas, tempo de reflexão.
O ponto positivo, na verdade, é que cada estação do ano tem sua magia e é extremamente necessária para a subsistência humana, animal e vegetal.