O sistema cardiovascular envolve, além do coração, os vasos sanguíneos e o sangue. Éle é o responsável por bombear o sangue por todo o organismo, levando oxigênio às células. Nesse cenário, o coração funciona como uma bomba.
O processo parece simples, no entanto há várias etapas para que funcione perfeitamente bem. Garantindo que o corpo não sofra nenhuma deficiência ou problema. Entenda melhor como o sistema cardiovascular trabalha, a seguir no Gestão Educacional!
O que é o sistema cardiovascular?
Para que o ser humano viva bem e com saúde, é necessário que o seu corpo esteja em sintonia. Cada parte do organismo precisa receber sangue e nutrientes necessários. Isso acontece por meio da circulação sanguínea, ou do sistema circulatório.
E, para que o sangue e os nutrientes cheguem aos seus respectivos destinos, ele deve ser bombeado pelo coração, que, por sua vez, espalha o sangue por todo o corpo pelos vasos sanguíneos, permitindo que as células recebem oxigênio e nutrientes.
Funções do sistema cardiovascular
Além de enviar o oxigênio e sangue necessários para que as células desempenhem o seu papel, o sistema cardiovascular também possui a função de retirar os resíduos do metabolismo celular.
O bombeamento feito pelo coração faz com que o sangue com gás carbônico e outros resíduos vá até os pulmões, onde passa pelo processo de hematose. Nesse ponto, acontece a troca gasosa, em que o gás carbônico sai do sangue e é substituído por oxigênio. Posteriormente, esse gás carbônico é expelido pelo do sistema respiratório.
Como funciona o sistema cardiovascular?
Primeiramente, para entender o funcionamento, é necessário conhecer mais a respeito da anatomia do coração. Esse órgão fica localizado no interior da cavidade torácica, entre os pulmões, sendo dividido em 4 cavidades:
- Átrio direito;
- Átrio esquerdo;
- Ventrículo direito;
- Ventrículo esquerdo.
[LEIA TAMBÉM: CORAÇÃO – ANATOMIA, FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA ]
Os átrios localizam-se na parte superior, enquanto que os ventrículos na inferior. O sangue que entra pelo átrio esquerdo passa pelo ventrículo esquerdo, e o que entra no átrio direito passa pelo ventrículo direito. O sangue percorre a valva atrioventricular (são duas, a direita e a esquerda).
Dito isso, entenda como o sangue percorre o organismo. Há dois tipos de circulação: a pulmonar e a sistêmica.
Circulação Pulmonar
Como o nome sugere, leva o sangue do coração até o pulmão. Corresponde ao sangue que entra pelo átrio e sai pelo ventrículo direito. Esse sangue já passou por todo o organismo, portanto precisa chegar até o pulmão para que aconteça a troca gasosa e receba oxigênio limpo. Feito esse processo no pulmão, o sangue retorna ao coração pela circulação sistêmica.
Circulação sistêmica
Essa é a maior circulação do organismo, envolvendo todo o mecanismo. O sangue sai do pulmão com o oxigênio limpo e entra pelo coração pelo átrio esquerdo, saindo pelo ventrículo esquerdo e encaminhando-se para o restante do corpo. Nessa etapa, é feito o suprimento de oxigênio e de nutrientes por todas as células. Também, é realizada a coleta de resíduos, como o gás carbônico das células. Feito isso, o sangue retorna ao coração, mas pelo lado direito, para a circulação pulmonar.
Sistema circulatório
Há, ainda, as válvulas e os vasos sanguíneos que participam do processo, evitando que o sangue vá para o lugar errado. As 4 válvulas são:
- Válvula pulmonar;
- Tricúspide;
- Aórtica;
- Mitral.
Também são 4 vasos sanguíneos, sendo eles:
- Artérias – transportam o sangue do coração e são bem fortes, suportando alta pressão sanguínea;
- Artérias menores e arteríolas – sua parede muscular é capaz de ajustar o seu diâmetro, aumentando ou diminuindo o fluxo sanguíneo dependendo da área do corpo;
- Capilares – possui uma parede muito fina, possibilitando que o oxigênio e os nutrientes passem do sangue para os tecidos. Funcionam como uma ponte entre as artérias;
- Veias – responsáveis por levar o sangue de volta ao coração.
Qual a importância do sistema cardiovascular?
Por ser o responsável por encaminhar o sangue com o oxigênio e os nutrientes necessários para o restante do corpo, os sistemas cardiovascular e circulatório tornam-se essenciais para o funcionamento e bem-estar do ser humano. Também, contribuem para a limpeza de resíduos como o gás carbônico. Afinal, sem o bombeamento do sangue até os pulmões, o sangue não é limpo e o oxigênio não circula.
Gostou? Então, confira o conteúdo completo sobre a fisiologia humana!