As células são as responsáveis por basicamente tudo que ocorre nos organismos. Dentro delas, há uma série de reações químicas, sínteses, apoptose, e muitas outras ações. Quando agrupadas, formam tecidos, órgãos e sistemas.
Mas, o que é responsável por delimitar cada uma dessas microestruturas? A resposta é a membrana plasmática! A seguir no Gestão Educacional, conheça toda a estrutura dessa membrana celular, do que ela é formada, quais as suas funções e sua importância. Ao final, realize exercícios para testar os seus conhecimentos!
O que é a membrana plasmática?
A membrana plasmática é a estrutura mais externa da célula, que tem a função de limitá-la e, ao mesmo tempo, protegê-la.
Ela contém de 7 a 10 nanômetros de espessura, e, por esse motivo, só pode ser vista em microscópio eletrônico. Também, é composta por duas camadas de fosfolipídios, que estão organizadas estrategicamente:
- Porção hidrofílica: como o nome sugere, é a parte que possui afinidade pela água, e localiza-se na porção externa;
- Porção hidrofóbica: as porções das duas camadas se encontram no interior da membrana, e “repelem” a água.
A partir dessa composição, será possível entender as funções e a importância da membrana plasmática. Além disso, podem existir outras “microestruturas” incrustadas ou fazendo parte dela, que são:
- Poros: geralmente envolvidos no transito de íons e moléculas.
- Receptores: podem ser hormonais ou moléculas sinalizadoras, que serão essenciais para o controle das funções da célula.
- Proteínas: podem ser do tipo integrais, periféricas ou transmembrana.
[VEJA TAMBÉM: CÉLULA VEGETAL – O QUE É?]
Função da membrana plasmática
A membrana plasmática é uma porção da célula que tem como principal função delimitar a unidade funcional. Além disso, depois de conhecer os elementos presentes nela, pode-se dizer que tem papel essencial no controle das funções internas.
Portanto, a membrana plasmática pode ser entendida como a grande “general” que decide quem pode entrar e quem deve sair da célula.
Importância da membrana plasmática
Todas as funções e todos os componentes da membrana plasmática possuem uma importância comum, que é a de manter o equilíbrio intracelular. Isso é possibilitado pela sua bicamada fosfolipídica e pela presença de proteínas poros, receptores e muito mais.
Existem outros processos envolvidos na entrada e saída de substâncias, como:
- Difusão facilitada;
- Osmose;
- Difusão passiva;
- Difusão ativa.
[VEJA TAMBÉM: CÉLULA ANIMAL – O QUE É?]
Agora que você já sabe um pouco mais a respeito da membrana plasmática, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.