Agente e a gente costumam deixar muitas pessoas confusas na hora de escrever qualquer texto, como um simples e-mail. Não é para menos, afinal, a sonoridade de ambos são idênticas e a escrita é semelhante. Então, qual utilizar?
A resposta é curta e direta: depende. Tanto “agente” como “a gente” existem na Língua Portuguesa e estão corretamente escritas, mas há uma diferença enorme entre seus significados.
Diferença entre a gente e agente
É na questão do significado que muitos erram e cometem gafes que poderiam ser facilmente evitadas, empregando as palavras corretamente e de acordo com a norma padrão do português.
Continue a leitura e confira as regras para o melhor emprego das expressões, só aqui no Gestão Educacional!
Significado de “Agente”
A palavra agente (escrito tudo junto) é um substantivo de dois gêneros e, dependendo do conteúdo do enunciado, também pode desempenhar o papel de um adjetivo, acrescentando uma qualidade ao substantivo.
Dessa forma, a palavra pode ser escrita na forma “a agente” ou “o agente”. Nesse caso, ambas significam aquele que pratica uma ação, como pode ser verificado nos exemplos:
- O agente da polícia faz ronda noturna no bairro;
- A agente de viagens ligou para o cliente de São Paulo;
- Quando pequeno, brincava de ser agente secreto;
- Se quiser contratá-lo, converse com seu agente;
- O agente de trânsito está em horário de almoço.
Além da forma no singular, o substantivo também pode ser flexionado em número, apresentando a forma “agentes”, como em “Os agentes da polícia chegaram no momento do crime”.
Significado de “a gente”
Já a gente (com escrita separada) é uma locução pronominal, que passa a ideia de pluralidade. Portanto, sempre remeterá à primeira pessoa do plural, ou seja, ao pronome pessoal do caso reto “nós”.
A locução é formada por dois elementos: o artigo definido singular “a” e o substantivo feminino “gente”. Curiosamente, a gente é uma forma mais utilizada na comunicação informal oral, embora também seja amplamente encontrada na escrita.
Pode reparar: no seu dia a dia, raramente encontramos alguém falando “nós vamos à praia” ou “nós estudamos na mesma escola”. O mais comum é ouvirmos “a gente vai à praia” ou “a gente estuda na mesma escola”.
Um detalhe importantíssimo sobre o uso de a gente é que embora a locução expresse ideia de pluralidade (mais de uma pessoa), o verbo que a acompanha sempre será conjugado na terceira pessoa do singular:
- A gente foi à festa;
- A gente viu a briga do casal;
- Hoje a gente brincou a tarde toda;
- A gente não foi ao bar;
- Ela perguntou se a gente já almoçou.
Há, também, um outro detalhe de uso: quando a expressão agente vier acompanhada de um adjetivo, esse ficará no feminino, caso se refira a mulheres, somente. Caso inclua um homem, ficará no masculino:
- A gente está disposta a estudar muito (feminino);
- A gente está disposto a estudar muito (envolve ao menos um homem).
Agora que você aprendeu um pouco mais a respeito dessas peculiaridades da Língua Portuguesa, que tal testar os seus conhecimentos? Role a página até o fim e responda corretamente as questões! Ah… e não esqueça de compartilhar com os seus amigos!
- O _____ de fiscalização foi com _____ até a empresa.
- a) agente / agente
- b) agente / a gente
- c) a gente / agente
Resposta
Letra b (agente e a gente)
- Não queria vir com ____ para a praia.
- a) agente
- b) ajente
- c) a gente
Resposta
Letra c (a gente)
- Disse ao Pedro que era uma ____ russa
- a) agente
- b) a gente
- c) ajente
Resposta
Letra a (agente)
- Fez questão de esperar ______ antes de conversar com o ______.
- a) agente / a gente
- b) a gente / a gente
- c) a gente / agente
Resposta
Letra c (a gente e agente)