A ONU (Organização das Nações Unidas) surgiu pelo constante desejo dos países de criar alianças sólidas, a fim de evitar conflitos e manter o espírito de paz entre os povos.
Antes da criação da organização, muitas nações tentaram se unir para formar blocos pacificadores. Durante o século XIX e início do XX, muitas guerras aconteceram, e isso atrapalhou o desenvolvimento econômico e social de muitas regiões do planeta.
Pouco depois do final da Segunda Guerra Mundial, em 24 de outubro de 1945, nasce a ONU. E desde então, países, voluntariamente, vêm participando de reuniões promovidas pela instituição, em prol do melhor para o mundo.
Objetivos da ONU
Desde sua primeira assembleia, que aconteceu em São Francisco, nos Estados Unidos, os objetivos das Nações Unidas foram traçados. Eles estão divididos entre propósitos e princípios.
Dentre os propósitos, estão (listados em seu site oficial):
- Manter a paz e segurança internacionais;
- Desenvolver relações amistosas entre as nações;
- Realizar a cooperação internacional para resolver problemas mundiais de caráter econômico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais;
- Ser um centro destinado a harmonizar a ação dos povos para consecução desses objetivos comuns.
Já quando falamos nos princípios da ONU, temos:
- Igualdade soberana para todos os seus membros;
- Cumprimento de boa-fé aos compromissos listados na Carta de Fundação;
- Discussões resolvidas por meios pacíficos, para não comprometer a paz entre as nações mundiais;
- Nenhum membro deve fazer uso de forças que ameassem suas relações internacionais;
- Os países membros darão assistência aos programas das Nações Unidas que visem levar à paz;
- A ONU ficará responsável por conciliar os países que não são membros, a todos os princípios e propósitos da organização;
- A ONU não se envolverá em casos que comprometam os interesses nacionais de cada país membro.
Componentes da ONU
A Organização das Nações Unidas é composta, atualmente, por 193 países. Todos assumiram seguir as diretrizes propostas pela entidade. Dentre esses Estados, 51 são considerados fundadores, pois participaram da primeira reunião, em 1945.
É dos países-membros que saem as pessoas que vão compor as cadeiras, e outras funções necessárias para mover os projetos e as ações da ONU. A estrutura de funcionamento das Nações Unidas está assim definida:
- Secretariado – setor do secretário-geral, que é nomeado em assembleia geral;
- Corte internacional de Justiça – composta por 15 juízes, que atuam no tribunal de Haia, quando necessário;
- Conselho Econômico e Social – composto por agências que realizam estudos e recomendações que visem promover o desenvolvimento dos países-membros;
- Conselho de Segurança – órgão máximo para discussão de assuntos que estejam ligados à manutenção da paz no mundo. Atualmente, 15 países participam do conselho, porém apenas 5 são fixos: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China.
A cada 2 anos, elegem-se outros 10 membros. Esse, sem dúvida, é o setor mais delicado e nervoso das Nações Unidas, pois muito do futuro do planeta depende do que é resolvido.
- Assembleia Geral – aqui, todos os países têm representantes e debatem sobre os assuntos pertinentes aos tratados da ONU.
Principais ações da ONU
O trabalho da ONU se estende em vários assuntos. Como vimos, há esferas específicas para alguns temas, mas é importante saber que a organização não foca apenas em evitar conflitos.
As Nações Unidas luta para manter um mundo mais justo, promovendo desenvolvimento para todas as áreas, em todos os continentes. Hoje, a pauta de ações da organização é preenchida pela seguinte lista:
- África;
- Agricultura;
- AIDS;
- Alimentação;
- Assentamentos humanos;
- Crianças;
- Democracia;
- Desarmamento;
- Desenvolvimento;
- Direito internacional;
- Direito marítimo e oceânico;
- Direitos humanos;
- Empresas;
- Energia atômica;
- Governança;
- Meio ambiente;
- Mudanças climáticas;
- Mulheres;
- Paz e segurança;
- Pessoas com deficiência;
- Pessoas idosas;
- População mundial;
- Reforma da ONU;
- Refugiados;
- Saúde;
- Sociedade civil;
- Terrorismo;
- Voluntariado.
Muitos desses temas são abordados por especialistas. Fazem parte do corpo da ONU pesquisadores e cientistas de todas as áreas. Eles compõem as agências especializadas e desenvolvem os diferentes projetos que visam a melhora do mundo.
É claro que existe uma grande procura para fazer parte desses grupos, mas os países tendem a ceder pessoas de renome para ocupar tais cargos.
A ONU é fundamental para a manutenção da paz no mundo, bem como para monitorar os possíveis desmandos que as nações mais fortes queiram exercer sobre países mais pobres.