São definidas como funções inorgânicas as substâncias químicas resultantes da união de átomos que não sejam de carbono. Quando há carbono na cadeia química, chama-se de função orgânica.
Basicamente, as funções inorgânicas são divididas em 4 grandes grupos: ácidos, bases, sais e óxidos. A seguir no Gestão Educacional, conheça mais informações a respeito do assunto, suas funções e exercícios resolvidos!
O que são funções inorgânicas?
Assim como dito anteriormente, as funções inorgânicas resultam da união de átomos, os quais dão origem às substâncias, divididas em 4 grupos. A classificação dos compostos dentro de cada grupo de função depende de elementos que formam, propriedades iônicas e outras características.
Função
O principal objetivo de dividir as funções inorgânicas consiste em permitir que compostos que compartilham das mesmas características estejam agrupados, facilitando o estudo e a compreensão do assunto.
Também, torna-se mais fácil dar nome às substâncias, visto que existe um conjunto de regras específico para cada um dos grupos.
Características das funções inorgânicas
Ácidos
Classificam-se como ácidos as substâncias que, quando colocadas em solução aquosa, liberam íons hidrogênio (H+), fenômeno chamado de ionização.
Por exemplo, o ácido clorídrico (HCl) quando colocado em água, libera H+ e Cl–, havendo rompimento de sua ligação covalente.
As principais características do grupo são:
- As substâncias possuem sabor azedo;
- Tornam a solução de fenolftaleína incolor;
- Neutralizam as bases, formando água e sal.
Bases
Diferentemente dos ácidos, as bases, quando colocadas em solução aquosa, liberam hidroxilas (OH–). Tal fenômeno recebe o nome de dissociação. Por exemplo, o Hidróxido de Potássio (KOH), quando colocado em solução aquosa, libera K+ e OH–.
Os compostos básicos podem ser reconhecidos pelas seguintes características:
- Possuem sabor cáustico;
- Tornam a solução de fenolftaleína vermelha;
- Neutralizam ácidos, formando sal e água.
Sais
Os sais são resultantes de uma interação entre um ácido e uma base. Quando ambos reagem, há a formação de água e sal, o que se chama de neutralização.
Existem, basicamente, dois tipos de neutralização:
- Total: quando a quantidade de hidroxilas é igual à de oxigênios, e, portanto, formam-se moléculas completas de H2
- Parcial: ocorre quando o número de hidroxilas é desigual ao de oxigênios.
Um dos exemplos mais comuns da formação de sais é:
HCl (aquoso) + NaOH (aquoso) → H2O (l) + NaCl (aquoso)
Portanto, a partir da reação entre um ácido e uma base (respectivamente), formou-se sal e água.
Os sais podem ser reconhecidos pelas seguintes características:
- Possuem sabor salgado;
- São capazes de conduzir eletricidade quando dissolvidos em solução aquosa;
- Em temperatura ambiente, são sólidos.
Óxidos
Os óxidos são formados por dois elementos diferentes, sendo que o mais eletronegativo desses é o oxigênio. Somente o flúor é mais eletronegativo que o oxigênio, portanto, o único incapaz de formar um óxido.
Alguns exemplos são: óxido de sódio (Na2O), óxido de potássio (K2O) e óxido de lítio (Li2O).
Eles podem ser classificados em:
- Óxidos ácidos: são formados a partir da reação de água com ácido;
- Óxidos básicos: são formados a partir da reação de uma base com água.
Agora que você já sabe um pouco mais a respeito das funções inorgânicas, que tal testar os seus conhecimentos nos exercícios que preparamos para você? Basta rolar até o final da página e se divertir! Ah, e não deixe de compartilhar com os seus amigos, desafiando eles também.