Uma das estruturas mais notáveis nos seres humanos é a pele. Ela é o nosso maior órgão e é muito sensitiva, pois estamos sempre em contato com objetos, pessoas e animais.
Assim, a pele é o nosso maior meio de percepção com o mundo externo, sendo muito susceptível a atritos. Por isso, caracteriza-se por ser bastante resistente.
Mas, como é possível ser tão resistente e sensível ao mesmo tempo? Confira, a seguir no Gestão Educacional, as principais características deste órgão incrível!
O que é a pele?
A pele é o órgão de maior extensão no corpo humano, pois reveste toda a nossa estrutura.
Funções da pele
Este órgão realiza diversas funções no organismo, como:
- Proteção: é a primeira barreira contra a entrada de agentes externos no organismo e protege contra os danos da radiação solar (melanina). Além disso, protege contra o atrito;
- Controle da temperatura corporal (vasos, glândulas, tecido adiposo);
- Prevenção da desidratação;
- Sentido: responsável por tato, percepção de temperatura, pressão e dor;
- Excreção e Absorção;
- Síntese de Vitamina D3.
Composição
A pele é formada pela epiderme e pela derme, mais os anexos epiteliares:
Anexos Epiteliares
- Glândulas sudoríparas: são glândulas tubulosas e enevoadas que secretam suor. Podem ser do tipo écrinas, que liberam suor diretamente na pele, pelos poros, ou apócrinas, que liberam uma secreção mais viscosa que o suor dentro do folículo;
- Glândulas sebáceas: não são distribuídas igualmente pelo corpo, sendo encontradas principalmente no rosto, o que faz com que esta região seja mais oleosa. Sua função é proteger o rosto (uma extremidade) contra a perda de água;
- Unhas: sua função é proteger as extremidades dos dedos, pois estão em constante contato com objetos. Elas nunca param de crescer e não possuem terminações nervosas;
- Pelos: são formados por queratina e contam com terminações nervosa. Sua função é proteção da epiderme.
Mais informações
Dentre os problemas que atingem a pele, podemos citar o albinismo e o vitiligo. O primeiro é uma desordem genética na qual ocorre uma mutação no gene produtor de melanina, pigmento responsável pela cor da pele, do cabelo e dos olhos.
Assim, a produção deste pigmento pode estar ausente ou presente parcialmente, o que leva a diferentes graus de albinismo.
Já a causa do vitiligo ainda não está esclarecida, mas ela é caracterizada por manchas na pele, devido à perda de coloração. O problema também está relacionado à melanina, pois ocorre a diminuição ou ausência de melanócitos, células produtoras do pigmento, nas regiões afetadas.
Exercícios resolvidos
1. (UDESC 2015) A pele desempenha um papel importantíssimo para o ser humano, e na realidade, é o maior órgão que este possui. A figura abaixo representa um corte longitudinal de um pedaço da pele humana, em que foram destacadas algumas estruturas.
Assinale a alternativa correta com relação à pele humana.
Em geral, os tecidos epiteliais apresentam na sua camada córnea células com pouca capacidade de divisão.
A epiderme é composta por células mortas (queratinizadas)
A derme é constituída por tecido conjuntivo, o qual garante a fixação e a nutrição da epiderme.
A pele se constitui no principal tecido de revestimento dos animais.
Os pelos, mostrados na figura, possuem sua origem a partir do tecido subcutâneo (adiposo).
Alternativa “c”. A derme é formada por tecido conjuntivo denso, com 70% de colágeno.
2. (UTFPR 2011) A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela é constituída pela epiderme, externamente e pela derme, internamente. Associadas à pele, existem glândulas anexas com funções importantes. São glândulas associadas à pele:
Mucosas e sebáceas
Sudoríparas e sebáceas
Mucosas e sudoríparas
Mucosas e salivares
Salivares e sudoríparas
Alternativa “b”. Apenas as glândulas sudoríparas e sebáceas estão associadas a pele.